Mbanza Kongo – Cento e trinta supostas pedras de diamantes foram, esta semana, apreendidas pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), na província do Zaire.
Segundo uma nota deste órgão enviada esta quinta-feira à ANGOP, em Mbanza Kongo, a apreensão ocorreu na comuna do Kinzau, município do Tomboco.
Refere que as pedras de diamantes foram encontradas em posse de um cidadão da República Democrática do Congo (RDC), de 50 anos de idade, que alega ter as compradas na província da Lunda Norte, ao preço de 23 mil dólares norte-americanos.
A nota acrescenta que o mesmo cidadão tinha como destino à RDC, passando pela fronteira terrestre do Luvo, município de Mbanza Kongo.
“A apreensão resulta de uma denúncia de populares que viram o cidadão a se atirar numa das margens do rio para se escapar ao controlo das forças policiais destacadas na comuna do Kinzau”, lê-se na nota.
O referido cidadão, segundo ainda o documento, incorre no crime de tráfico ilícito de minerais estratégicos, previsto e punível nos termos do artigo 230, da Lei 31/11, de 23 de Setembro, do Código Mineiro. JL