Dundo - Mil e 615 pedras de diamantes de diversos quilates foram apreendidas nos municípios de Chitato, Cuango e Lucapa, província da Lunda-Norte, pelos órgãos de defesa e segurança local, por posse e tráfico ilegal.
A informação foi prestada esta sexta-feira, no Dundo, pelo chefe de departamento do Gabinete de Comunicação Institucional e Imagem da Polícia Nacional na Lunda-Norte, Domingos Muanafumo, sublinhando que a detenção foi feita durante uma micro-operação.
Na operação, prosseguiu, foram também apreendidos 450 dólares norte-americano e 316 mil kwanzas, usados na compra e venda ilícita de diamantes, para além de alguns meios utilizados para o garimpo do mineral estratégico.
Explicou que diamantes serão entregues à Empresa Nacional de Diamantes de Angola (ENDIAMA E.P.), como fiel depositário, ao passo que os meios e valores serão arrolados ao processo-crime contra a ser encaminhado ao Ministério Público, sem no entanto revelar o número de cidadãos envolvidos.
Por outro lado, informou que foram também detidos 609 cidadãos da República Democrática do Congo (RDC), por entrada e permanência ilegal no território nacional.
Após os procedimentos administrativos, disse, os mesmos foram repetidos ao país de origem através dos postos fronteiriços do Cuango, Caungula, Chitato, Lóvua e Cambulo.
A fronteira entre Angola e a RDC, na Lunda-Norte, é de mais de 700 quilómetros de extensão.JVL/HD