Saurimo - O vice-governador para o sector político, social e económico da Lunda-Sul, Mendes Gaspar, recomendou hoje, quarta-feira, maior rigor na gestão da execução do Orçamento Geral do Estado (OGE), visando a concretização dos programas previstos, com vista o desenvolvimento da região.
O responsável teceu tais considerações, durante a abertura do seminário sobre as instruções para elaboração do OGE/2025, sublinhando que desta forma permitirá melhor execução, fiscalização e resolução dos problemas que afligem as populações.
Mendes Gaspar, explicou que com esta formação, os gestores estarão melhor preparados para o controlo e adequação da execução orçamental, obedecendo às regras previstas na lei.
Referiu que a execução do OGE deve traduzir resultados concretos, imediatos e estáveis na vida do cidadão, mantendo a responsabilidade e princípio aprovado legalmente.
Por outro lado, o chefe do departamento do orçamento da delegação provincial das Finanças, na Lunda-Sul, Pacheco Makue, disse que o seminário visa capacitar os gestores para observância do princípio obrigatório, na fase de elaboração do OGE, bem como respeitar o princípio da transparência.
Durante o seminário que termina hoje, os participantes vão abordar temas relacionados com a execução dos contratos públicos, Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023/2027 e a elaboração do OGE/2025. EM/JW/HD