Luanda-A exploração do petróleo, em Angola, tem sido feito com base o “compliance”, uma das ferramentas que permite a aplicação de boas práticas no sector petrolífero, assegurando o futuro das gerações vindouras, considerou esta terça-feira, em Luanda, o administrador executivo da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Gerson Santos.
De acordo com o administrador executivo da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Gerson Santos, esse mecanismo tem vindo a impulsionar o debate em torno da inovação e do ambiente da segurança, e a garantir a competitividade do sector, crescimento e dos investimentos de forma sustentável.
Na visão de Gerson Santos, que falava na abertura da III edição do Fórum Anual de Fomento ao "compliance", dedicado ao sector petrolífero, o o sector dos petróleos de Angola tornou-se valor quotidiano nas operações das companhias.
Sobre o evento, de iniciativa da empresa de consultoria “NF-Confojur”, considerou que o mesmo permitirá aos actores do sector a reflectirem e tirarem lições sobre as pesquisas futuras, enquanto a ANGP, na qualidade de reguladora, vai continuar a promover iniciativas que contribuam para a promoção da transparência e das boas práticas corporativas.
A promotora do evento, Nádia Feijó, considerou o tema do fórum "Adopção de medidas sustentáveis no sector de recursos minerais e petróleo" como uma necessidade premente de promoção de práticas empresariais que transcendam o sucesso corporativo imediato e abracem a responsabilidade para com o planeta.
Disse que um dos objectivos passa por investigações profundas e construtivas sobre a integração de práticas ambientais e sustentáveis no sector dos recursos minerais e petróleo.
Neste particular, Nádia Feijó, apontou, igualmente, a busca de soluções colectivas para moldar um futuro onde o progresso económico e a responsabilidade ambiental caminhem juntos.
A NF-CONFOJUR é uma instituição dedicada à formação, eventos e consultoria para o desenvolvimento e implementação de programas de "compliance". OPF/AC