Caxito – Cinco milhões e cinco mil kwanzas foram arrecadados, de Janeiro a Junho, deste ano, pela Repartição Fiscal de Caxito, com a cobrança do Imposto Sobre Veículos Motorizados (IVM) de 600 viaturas.
A informação foi avançada hoje à ANGOP pelo técnico tributário afecto à referida instituição, Osvaldo Bernardo, sublinhando que este valor representa apenas 40 por cento da meta estabelecida (um milhão de kwanzas) para o primeiro semestre deste ano, no âmbito do IVM.
Por este motivo, apelou aos automobilistas no sentido de se consciencializarem de que o pagamento do imposto deve ser efectuado no período estabelecido, sob pena de o efectuarem com multas e juros.
Esclareceu que o pagamento do IVM, que termina nesta quarta-feira (30), é feito em função da cilindragem de cada viatura , abrangendo motociclos, veículos ligeiros e pesados, quadriciclos, ciclomotores, aeronaves e embarcações.
O IVM mantém os valores praticados antes com a Taxa de Circulação, alarga o prazo para o seu pagamento para Junho (antes era de Janeiro a Março) e isenta os tractores utilizados exclusivamente para a agricultura, assim como os veículos adaptados para uso de pessoas com deficiência, mediante reconhecimento da Administração Geral Tributária.
A fiscalização do pagamento do IVM é feita pela Polícia Nacional, administração Marítima Nacional e pelas Autoridades Aeronáuticas.