Lobito – Pelo menos 30 angolanos, maioritariamente jovens, estão participar da reabilitação de 20 quilómetros do troço de acesso à comuna do Passe, município do Bocoio, na província de Benguela, a partir da perpendicular com a Estrada Nacional 250.
A empreitada, avaliada em cerca de duzentos e setenta e nove milhões, duzentos e sessenta e sete mil, novecentos e vinte e seis kwanzas (AKZ 279. 277. 926), está a ser executada pela CCJ Cardoso e João Construções, e deve estar concluída em Outubro deste ano.
A obra foi consignada à construtora angolana, terça-feira, pelo Instituto Nacional de Estradas, e neste mesmo dia 24 arrancaram, no quadro do Plano de Salvação Nacional de Estradas, segundo o responsável pelo INEA, José Alexandre.
De acordo com o responsável do referido instituto, a infra-estrutura terá uma plataforma total de 10 metros de largura, dos quais sete reservados à circulação de veículos e um metro e meio de cada lado que vão servir para a drenagem e movimento de peões.
Segundo o cronograma de execução, o projecto prevê a acomodação de tráfego, desmatação, limpeza e drenagem, dos quais se destacam a construção de dez passagens hidráulicas, asfaltamento sinalização vertical e trabalhos de melhoramento nas zonas onde serão retirados os solos.
Segundo o administrador do município, Ernesto Pinto, a obra vai facilitar as populações no acesso as suas zonas agrícolas, bem como o escoamento dos seus produtos, além do fácil acesso a instituições de saúde, de educação, da Administração Pública e outros serviços sociais locais.