Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Quipungo augura crescimento com central fotovoltaica

     Economia              
  • Huíla • Quarta, 06 Dezembro de 2023 | 09h14
Huíla: Sede municipal de Quipungo
Huíla: Sede municipal de Quipungo
Morais Silva

Quipungo – O projecto da central fotovoltaica de Quipungo, na Huíla, vai ampliar o sistema de fornecimento de energia eléctrica do município, bem como estimular o empresariado a investir em unidades industriais, destacou hoje, quarta-feira, o administrador em exercício local, António Cassimbo.

Trata-se da construção de um parque solar de 150 MW de energia eléctrica, que fornecerá energia para 90 mil residências, um investimento privado e terá capacidade solar que vai permitir atender a rede fundamental da Huíla (Matala, Quipungo, Lubango, Chibia e Humpata), assim como para o Namibe, província interligada ao sistema.

O projecto prevê criar até 600 empregos directos, vai ser desenvolvidos pela Masdar, uma empresa de energias renováveis dos Emirados Árabes Unidos e o contrato prevê que a iniciativa apoie o objectivo de Angola em  aumentar a taxa de electrificação nacional para mais de 50 por cento, até 2027.  

O acordo de concessão com a empresa foi assinado no pretérito dia dois do mês em curso, no quadro da Conferência das Partes sobre Alterações Climáticas - COP28- que decorreu na Expo City Dubai entre o ministro da Energia e Águas de Angola, João Baptista Borges e o CEO da Masdar, Mohamed Jameel Al Ramahi. O contrato prevê a concessão de 25 a 30 anos.

Ao reagir sobre o projecto, o administrador em exercício do Quipungo, António Cassimbo, afirmou que com a implementação da iniciativa vai-se poder melhorar o sistema actual, que é de baixa qualidade, fornece apenas a sede, a mais de duas mil ligações domiciliares e o sistema de iluminação pública.

Referiu que para além do sistema referido, proveniente da barragem da Matala, não têm outro alternativo, o que cria muitos constrangimentos no desenvolvimento económico e social da municipalidade, pois as vezes fica vários dias sem energia e o empresariado não tem motivação para investir.

Disse que o município aguarda, nos próximos tempos, por uma equipa técnica para analisar e determinar as zonas que poderão beneficiar do projecto.

O município de Quipungo situa-se a 120 quilómetros a Leste da cidade do Lubango, ocupa uma extensão territorial de cinco mil 675 quilómetros quadrados e tem uma população estimada em 208 mil 820 habitantes.  

Conta com cinco comunas que esperam por reconhecimento oficial, nomeadamente, a sede, Caínda, Chicungo, Tchiconco e Hombo. Quipungo faz limites com os municípios da Cacula, Caluquembe, Matala, Gambos, Chibia e Lubango.

Quipungo tem a agricultura como a base de sustento, uma vez que é caracterizado por possuir potencialidades agro-pecuárias em toda sua extensão territorial, actividade maioritariamente tradicional e complementada pela tracção animal como recurso de mobilização dos solos das famílias. EM/MS





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+