Lubango – Quatrocentas cabeças de gado bovino de raça melhorada expostos na 17ª Feira Agro-pecuária da Huíla, que decorre até sábado próximo (21), serão leiloados, devendo render 400 milhões de Kwanzas aos criadores.
O evento, enquadrado nas Festas de Nossa Senhora do Monte, no Lubango, é uma promoção da Cooperativa de Criadores de Gado do Sul de Angola (CCGSA) e visa criar laços entre criadores da Huíla, Namibe, Cunene, Benguela e Cuanza Norte, no que a troca genética de reprodutores e de experiências diz respeito, com vista a dinamização da pecuária nacional.
Em declarações à imprensa, hoje, quarta-feira, no Lubango, o director-geral do CCGSA, Luís Gata, disse que para além dos 400 bovinos, serão ainda leiloados cem caprinos e igual quantidade de ovinos, num evento em estão expostos mais de 700 animais.
Segundo ele, depois de um interregno de um ano (2020), devido a Covid-19, este ano decidiu-se fazer uma feira de negócios que tem uma adesão significativa, apesar das dificuldades ligadas a estiagem que a região vive, os criadores estão com uma montra de reprodutores significativa, o que mostra o potencial do gado do Sul de Angola.
Em 2019, na 16ª edição, foram leiloadas 350 cabeças de gado face as 230 da 15ª edição, em 2018, um acréscimo de 120 cabeças.