Luena - Oitenta e seis mil famílias da Região Leste do país poderão beneficiar do "Projecto das cadeias de valor agrícola", em curso no país, que visa potenciar a agricultura.
O projecto financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento visa melhorar a produtividade e o aumento da produção nesta região do país, conforme o director geral do Serviço Nacional de Sementes, Augusto Caetano da Silva.
Ao Intervir num encontro de auscultação sobre o projecto com parceiros de desenvolvimento e representantes do sector agrícola disse que o programa tem várias componentes, que assentam na criação de uma rede de produção de sementes, fertilizantes e revitalização da mecanização agrícola.
Com perspectiva de ser implementado em 2025, disse que o projecto prevê igualmente a reabilitação de canais de irrigação, bem como dinamizar os diferentes sectores que participam na cadeia de produção, nas províncias do Moxico, Lunda-Sul, Lunda -Norte e Cuando Cubango.
Especificou que a província do Moxico contará com 26 mil beneficiários, em sete dos nove municípios da região, sendo que a mandioca, arroz, feijão e trigo são as principais culturas contempladas no projecto.
Na ocasião, o director do Gabinete Provincial da Agricultura, Maia Sandjesse, destacou a importância do projecto, que poderá contribuir no processo de produção.
Já o fazendeiro César Amândio, que aposta na produção do milho, feijão, soja e batata doce, mostrou-se disponível para abraçar o projecto, augurando que a sua implementação aconteça de forma breve, para estimular a economia nacional. TC/YD