Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Primeiro ciclo do PREI formaliza mais de 160 mil empreendedores

     Economia              
  • Luanda • Terça, 24 Maio de 2022 | 12h10
Operadores informais durante o cadastramento do PREI (Foto ilustração)
Operadores informais durante o cadastramento do PREI (Foto ilustração)
kinda kyungu

Luanda – O Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI), iniciado em 2020, já formalizou cerca de 168 mil empreendedores, de 14 províncias, dos 200 mil previstos até ao mês de Julho do corrente ano. 

De acordo com o director do Gabinete para Política da População do Ministério da Economia e Planeamento, Adriano Borja, 74 por cento dos empreendedores são mulheres, sendo que a província de Luanda detém 52 por cento do universo de operadores formalizados.  

Disse que faltam quatro províncias para receberem o PREI, designadamente Cuanza Sul, Benguela, Cuando Cubango e Cabinda, onde se prevê registar e formalizar 32 mil empreendedores. 

Nas províncias do Cuanza Sul e Benguela, o Programa de Reconversão da Economia Informal arranca nos dias 26 e 27 do corrente mês, respectivamente, enquanto em Cabinda e Cuando Cubango inicia em Junho, marcando, assim, o encerramento deste primeiro ciclo, que vai até Julho deste ano. 

Adriano Borja afirmou que o Mercado dos Congolenses, em Luanda, já tem formalizados mais de dois mil operadores, frisando que se espera formalizar cerca de oito mil agentes económicos informais até ao próximo 15 dias.  

Com o PREI, os comerciantes e vendedores formalizam a sua actividade económica gratuitamente e com mais facilidade, obtendo como vantagens acesso à segurança social, capacitação e microcrédito e outros serviços. 



Tags


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+