Luanda – A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) deliberou, terça-feira (18), a cessação da qualidade de membro desta Sociedade Gestora de Mercados Regulamentados dos bancos BAI Micro Finanças (BMF) e Banco Prestígio.
Segundo a BODIVA, a decisão surge em virtude da revogação da licença dos referidos bancos pelo Banco Nacional de Angola (BNA) e do cancelamento do seu registo junto da Comissão do Mercado de Capitais (CMC).
Com essa medida, as respectivas instituições bancárias estão impedidas de participar nos mercados regulamentados geridos pela BODIVA.
O banco Prestígio viu revogada a sua licença em Setembro ultimo pelo BNA, devido à reiterada violação de requisitos prudenciais, nomeadamente manutenção dos fundos próprios regulamentares e rácios de fundos próprios abaixo do mínimo legal, bem como a ineficácia na implementação das medidas de intervenção correctiva determinadas pelo Banco Central.
A indisponibilidade accionista e a inexistência de soluções credíveis para a recapitalização do banco também concorreram para a revogação da licença.
Diante desse cenário, a comissão liquidatária do Banco Prestígio, através de um anúncio publicado no Jornal de Angola, informou que os seus clientes podem iniciar a transferência dos seus saldos para outras instituições financeiras.
O processo de transferência dos depósitos vai prosseguir até 28 de Outubro, adianta o anúncio.
Quanto ao BMF, o Banco Angolano de Investimentos (BAI) desistiu de manter a licença, invocando a exigência crescente da regulamentação bancária.
A decisão foi tomada pelos accionistas, no início de Setembro, quando a licença caducou, tendo pedido a dissolução voluntária e liquidação da instituição financeira.