Lobito - O Presidente da multinacional japonesa Toyota, Ichiro Kashitani, esteve esta sexta-feira, na Refinaria do Lobito, província de Benguela, para inteirar-se sobre as obras de construção, as infraestruturas de apoio já existentes, bem como a sua futura operacionalidade.
Ichiro Kashitani recebeu expicações sobre a localização da refinaria, os estudos geofísicos, as escavações, o sistema de drenagem, entre outros itens.
Embora não tenha falado à imprensa, ANGOP apurou que o Presidente da Toyota questionou ao coordenador daquela unidade fabril, Guiomar Correia, sobre os principais desafios da empresa, os investimentos e se o recrutamento dos futuros trabalhadores é apenas local, bem como as empresas petrolíferas que irão colaborar.
Na ocasião, o governador da província de Benguela, Luis Nunes, que acompanhou a visita de algumas horas da delegação japonesa, assegurou que, com a Refinaria e o Corredor do Lobito a funcionarem em pleno, a província vai ganhar mais investimento e proporcionará mais emprego e melhores condições de vida para as populações.
“Estaremos em condiçoes de fazer de Benguela o maior centro logístico do país”, afirmou o governador.
A Refinaria do Lobito, também conhecida como SONAREF, está localizada a 35 quilómetros a noroeste da cidade de Benguela.
Tem uma área de cobertura de três mil e 800 hectares e foi concebida para produzir 200 mil barris de petróleo por dia.
Estarão disponíveis, naquela unidade fabril, oito mil postos de trabalhos directos e indirectos, segundo cálculos da SONANGOL, dona do projecto..