Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Prémio de Arquitectura vai distinguir arquitecto com projecto efectivado

     Economia              
  • Luanda • Sexta, 25 Março de 2022 | 20h07
Conselho consultivo do governo provincal de Luanda
Conselho consultivo do governo provincal de Luanda
Gaspar dos Santos

Luanda – A 2ª edição do Prémio Nacional de Arquitectura vai incidir sobre os arquitectos angolanos com projectos efectivados (obras acabadas e em funcionamento), com grande significado para a sociedade, informou hoje, em Luanda, o bastonário da Ordem dos Arquitectos de Angola, Celestino Chitonho.

Falando na cerimónia de lançamento do Prémio Nacional de Arquitectura, indicou que o prémio valoriza a carreira dos arquitectos que exercem actividade há mais de 30 anos.

“Devem ser profissionais, com algum impacto na sociedade, que têm estado a fazer escolas, hospitais, como exemplo o arquitecto Chico Zé, que fez o Memorial da Batalha do Cuito Cuanavale e projectos de algumas sedes administrativas, o que lhe valeu a victória na primeira edição do prémio”, frisou.

Celestino Chitonho fez saber que se trata de um prémio simbólico, com uma estatueta, “mas também estamos a agregar pratocinadores que em função da sua área de actividade, vão aumentar o valor do prémio, a ser atríbuido em Outubro deste ano”.

Por outro lado, adiantou que há um grupo de arquitectos que estão dispostos em fazer trabalho social para as famílias que não têm condições de pagar arquitectos, mas que a ordem está a estudar a forma de remuneração.

Além de Luanda, Ordem dos Arquitectos de Angola está representada em Benguela, Uíge e Cabinda, numa altura que a instituição tenciona a abertura nas províncias do Huambo e Huíla.

De acordo com Celestino Chitonho, a Ordem pretende criar um programa denominado “educar para arquitectura” para que as pessoas percebam o papel e a vantagem do profissional de arquitectura.

O Prémio Nacional de Arquitectura surge para valorizar o mérito e expandir a boa prática da arquitectura no país.

Trata-se de um prémio carreira que visa galardoar o profissional que dedica ou dedicou longos anos do seu saber para o desenvolvimento da sociedade, produzindo obras de interesse público que ajudam a expandir a arquitectura no país e melhorar o “habitat” em que está inserido.

A 1ª edição do prémio foi entregue em 2019 ao arquitecto Chico Zé.

A Ordem dos Arquitectos de Angola controla cerca de mil e 780 associados.





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+