Uíge - Mais de oito mil vendedores de bancada, ambulante, entre outros que exercem actividade comercial na província do Uíge, inscreveram-se, desde Março deste ano, no Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI).
Esta informação foi avançada, esta sexta-feira, pelo governador da província do Uíge, José da Rocha, à margem do “Fórum Provincial da Mulher Zungueira”, promovida pela Organização da Mulher Angolana (OMA) no Uíge.
José Carvalho da Rocha explicou que o PREI, uma iniciativa do Executivo angolano, visa dar oportunidade às vendedoras, a fim de melhorar as condições de vida de várias famílias.
O governante lembrou que a OMA no Uíge implementou, igualmente, um programa de alfabetização, que visa incluir as mulheres da região no sistema de ensino. Em função disso, exortou as mulheres a aderirem às aulas de alfabetização.
Por sua vez, a secretária provincial da OMA, Gertrudes Gastão, disse que o fórum visa reforçar a sensibilidade das mulheres no comércio ambulante, apelo à adopção dos valores morais e éticos, para que as mulheres exerçam as suas actividades com dignidade.
Sob o lema” Mamã Zungueira Levanta”, o encontro ficou marcado com a realização de palestras sobre mecanismo para obtenção de micro-crédito e suas vantagens, papel da mulher zungueira na sociedade, direitos e deveres do cidadão, assim como a entrega de dinheiro a várias zungueiras.