Mbanza Kongo – Três toneladas de peixe seco, que se destinavam à República Democrática do Congo (RDC), foram apreendidas, nesta terça-feira, no município do Soyo, província do Zaire, pela Polícia Fiscal, por fuga ao fisco.
De acordo com o porta-voz interino da delegação provincial do Ministério do Interior, Luís Bernardo, o peixe foi encontrado numa das ilhas do canal do rio Zaire que delimita o Soyo com a RDC, embalado em 21 sacos de 150 quilogramas cada.
Em declarações à Angop, o responsável explicou que os proprietários, ainda por identificar, concentraram a mercadoria nas margens do rio, pronta para ser transportada por embarcações para o outro lado da fronteira por via ilegal.
Apercebendo-se da aproximação da patrulha policial, segundo ainda a fonte, os supostos autores desta transgressão comercial meteram-se em fuga, abandonando a mercadoria, que foi já entregue às autoridades da Adminsitração Geral Tributária (AGT) do Soyo, para o devido tratamento.
Segundo o porta-voz, para além de se tratar de fuga ao fisco, os autores, caso forem capturados, incorrem, também, no crime de contrabando qualificado.