Mbanza Kongo – A Polícia Nacional no município de Mbanza Kongo, província do Zaire, apreendeu terça-feira sete mil litros de combustível que estava a ser transportado em camiões com depósitos adaptados, vulgo steps, para a República Democrática do Congo (RDC).
Trata-se de novo “modus operandi” que os camionistas que fazem a rota internacional Luanda/Kinshasa estão a utilizar para contrabandear os derivados de petróleo para aquele país vizinho.
Em declarações esta quarta-feira à imprensa, o porta-voz da operação quadra festiva do Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional, superintendente-chefe Estêvão Nencula Lemba, disse terem sido apreendidos 11 camiões contentorizados que se dirigiam à fronteira do Luvo, município de Mbanza Kongo.
Explicou que a apreensão desses veículos pesados com mais de dois depósitos cheios de combustível ocorreu numa barreira policial montada na aldeia do Nkunga a Paza, arredores desta cidade.
Na ocasião, foram detidos 11 camionistas que nos próximos dias serão encaminhados ao Ministério Público.
Violação de fronteira
Por outro, 20 cidadãos da República Democrática do Congo foram detidos, nas últimas 24 horas, pela Polícia de Guarda Fronteiras na província do Zaire, por violação de fronteira.
Durante este período, foram registados oito casos de violação do perímetro fronteiriço com o país vizinho.
Deste número de imigrantes ilegais detidos nos postos fronteiriços do Luvo, Nóqui, Buela e Minga, 11 foram encaminhados ao Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) na região e nove repatriados.
Mais de dois mil efectivos de distintos órgãos do Ministério do Interior (Minint) asseguram a quadra festiva na província do Zaire. JL