Luau- Mais de 600 mil litros de combustível com destino à República Democrática do Congo (RDC) foram apreendidos recentemente pela Polícia Nacional (PN) no Posto Aduaneiro do município do Luau, província do Moxico.
Em declarações à ANGOP, o chefe da delegação Aduaneira do município do Luau, Hortêncio Jonas Yembe, disse que a referida quantidade de combustível foi apreendida quando os contrabandistas tentavam usar caminhos ilegais para comercializarem o produto na RDC.
Segundo o responsável, o fenómeno de contrabando de combustíveis, branqueamento de capitais e violação de fronteiras são as irregularidades mais registadas naquele posto fronteiriço.
Disse que , de Janeiro até a presente data, a Delegação Aduaneira do Luau arrecadou perto de três milhões de kwanzas, provenientes da aplicação de multas e contrabando de combustíveis naquela fronteira.
O município do Luau, que dista a 334 quilómetros a leste do Luena, capital da província do Moxico, tem uma população estimada em mais de 110 mil habitantes e a cerca de 12 quilómetros da fronteira com a RDC.