PM português visita academia do ramo de energia

     Economia              
  • Luanda • Quarta, 24 Julho de 2024 | 12h56
Primeiro Ministro Português, Luís Montenegro português visita empresa do sector eléctrico em Icolo e Bengo
Primeiro Ministro Português, Luís Montenegro português visita empresa do sector eléctrico em Icolo e Bengo
Assis Quituta-ANGOP

Icolo e Bengo - O Primeiro-ministro (PM) português, Luís Montenegro constatou esta quarta-feira, o funcionamento da empresa Posterede, do grupo Powergol, do ramo de formação produção e montagem de equipamentos eléctricos, localizada na comuna do Bom Jesus, município do Icolo e Bengo.

Sem prestar declarações à imprensa, em companhia do ministro angolano das Relações Exteriores, Tete António, Monte Negro percorreu todas áreas de produção de postes, cabos, cabines e quadros eléctricos, bem como do Centro de Formação e Treinos do Bom Jesus, onde os formandos provenientes de várias províncias demostraram os conhecimentos adquiridos no ramo de instalação e montagem.

Durante a jornada, o governante recebeu explicações do Presidente do Conselho de Administração (PCA), Bruno Rodrigues, da Powergol, sobre o funcionamento e objectivos futuros do grupo luso.

Segundo o PCA, os técnicos que estão a ser formados em Angola, pelos portugueses, têm qualidades para exercer a profissão em qualquer parte do mundo, razão pela qual, muitos angolanos exercem a actividade em Portugal, à semelhança dos portugueses neste país africano.

O responsável considerou a visita do Primeiro-ministro de grande valia na medida em que os motiva a prosseguir e elevar a qualidade técnica dos angolanos, assim como os investimentos em Angola.

A empresa fabrica 30 mil postes de betão por ano e um número indeterminado de postes de transformação.

A Powergol existe há 30 anos, é uma empresa especializada no ramo de energia e instalações especiais, exercendo actividades de engenharia e industria, como sendo, infraestruturas e instalações eléctricas em baixa, alta e média tensão.

Instala igualmente postos de transformação e grupos geradores, instalações de climatização, ventilação e desenfumagem, instalações de redes hídricas e sistemas de bombagem, produção e comercialização de artefactos de betão.

O grupo Powergol engloba as empresas Posterede e Indergola.

A agenda da jornada do Primeiro-ministro português reserva para hoje, visita a uma fábrica de refrigerantes e a Feira Internacional de Luanda (FILDA).

Luís Montenegro está em Angola desde o dia 23 do corrente, a convite do Presidente João Lourenço, para uma visita de três dias que visa o reforço da cooperação bilateral.

Angola é o 9⁰ cliente de bens portugueses e o 11⁰ fornecedor da nação lusa. Quase cinco mil empresas portuguesas exportam para Angola, tendo atingido, em 2023, os 2,2 mil milhões de euros em bens e serviços exportados para Angola (1 euro equivale a cerca de 900 kwanzas).AJQ





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+