Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

PIIM consome mais de Kz mil milhão em Cambambe

     Economia              
  • Cuanza Norte • Quarta, 18 Outubro de 2023 | 11h41
Obras do Futuro Centro Materno Infantil do Dondo
Obras do Futuro Centro Materno Infantil do Dondo
Diniz Simão/ANGOP

Dondo - Mil milhão, 827 milhões, 511 mil Kwanzas foram disponibilizados, até ao momento, para a execução de cinco projectos e duas acções inscritas no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), no município de Cambambe, província do Cuanza Norte.

Em Cambambe, estão inscritos no PIIM 10 projectos, dos quais dois de subordinação central e um provincial, bem como duas acções, ligados aos sectores da educação, saúde, saneamento básico, habitação e segurança pública.

Os sete projectos e as duas acções de execução local estão orçados em mil milhão, 969 milhões, 920 mil e 421 Kwanzas.

A informação foi prestada esta terça-feira, no Dondo, pelo director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística (GEPE) da Administração Municipal de Cambambe, Pedro Ester Kilombo, no encontro com o membro do Grupo Técnico Interministerial para a operacionalização do PIIM, Leonardo Inocêncio Europeu.

Dos projectos executados e concluídos referiu a construção e apetrechamento de uma escola, com sete salas de aulas, na comuna de Dange-ya-Menha, orçada em 134 milhões, 301 mil e 64 Kwanzas, mais 10 milhões, 459 mil e 344 Kwanzas reservados à fiscalização.

A edificação e apetrechamento da uma escola de 12 salas, no bairro Maxinde, na localidade do Alto Dondo, no valor de 126 milhões de Kwanzas e sete milhões e 930 mil kwanzas para a fiscalização.

A construção de outra escola de 12 salas, no bairro Cacesse, avaliada em  132 milhões, para a edificação e seis milhões, 459 mil e 744 kwanzas, para a fiscalização.

Por concluir estão as obras de construção de uma escola de 22 salas, no centro da cidade do Dondo, orçada em 472 milhões e 340 mil Kwanzas, com uma execução física de 84 por cento e financeira de 82 por cento.

Está, também, por concluir as obras de reabilitação do hospital municipal, orçadas em 593 milhões, 960 mil e 41 Kwanzas e 29 milhões, 698 mil para a a fiscalização.

As obras iniciadas, em 2014, apresentam grau de execução física de 84 por cento e financeira de 82 por cento.

As acções executadas são as de aquisição de material hospitalar, que consumiu 88 milhões e 636 Kwanzas e de kit de limpeza, no valor de 268 milhões e 800 mil Kwanzas.

O PIIM contempla outros três projectos, nomeadamente, o de edificação do centro Integrado de segurança pública, afecto ao Ministério do Interior, de expansão da rede de distribuição de água à cidade do Dondo, este último já concluído, e cujo orçamento não foi revelado.

Abarca ainda a construção de um centro materno infantil de referência, no Dondo, sob responsabilidade do Governo provincial e cujas obras caminham lentamente, devido a problemas de pagamentos.

O fiscal desta obra, iniciada em 2022, com a duração de 12 meses,  Edson Tavares, explicou que os atrasos no pagamento estão a condicionar o andamento das mesmas.

 As mesmas apresentam 40 por cento de execução física e financeira de 15 %, o que levou a redução da força de trabalho de 60 para 25 trabalhadores.

Justificação semelhante foi dada pelo fiscal das obras de construção da escola de 22 salas e do hospital municipal, Alcides Silva, que solicitou celeridade na alocação das verbas, para fazer face à volatilidade dos preços dos materiais de construção.

Por sua vez, Leonardo Inocêncio Europeu assegurou que as reclamações apresentadas pelos empreiteiros poderão conhecer outro tratamento melhor, com as conclusões que sairão da reunião da Comissão Interministerial do PIIM.

O encontro, a ser realizado, quarta-feira, em Ndalatando vai avaliar o grau de implementação dos projectos do PIIM no país, constrangimentos e perspectivas.

Sublinhou que existem, a nível nacional, problemas de ordem transversal, que deverão ser resolvidos a partir deste encontro.

Reconheceu que o PIIM trouxe boas referências no desenvolvimento local, sobretudo, nos sectores da educação e da saúde, um modelo que o Executivo não quer perder de vista, para melhor servir a população.

Lançado a 27 de Junho de 2019, o PIIM é um programa de iniciativa do Presidente da República, avaliado em dois mil milhões de dólares, com dotações para os 164 municípios do país.  MF/DS/AC

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+