Luena - Um projecto de estudo de Impacto Ambiental e Social para a construção de uma linha ferroviária entre as cidades do Luena (Moxico) e Saurimo (Lunda-Sul) foi apresentada às autoridades administrativas de ambas as províncias, soube a ANGOP, quarta-feira.
Com vista à divulgação do projecto, uma delegação da empresa PHANTHEROIL, responsável pela sua implementação, reuniu-se com o administrador municipal do Moxico, Horácio Sachamuaha, para a recolha de informação para o referido estudo, segundo uma nota de imprensa da Administração do Moxico.
Intervindo no encontro, José Pereira, da PHANTHEROIL, disse que o projecto cinge-se a uma avaliação de Impacto Ambiental e Social, para o cumprimento da legislação angolana e dos Padrões de Desempenho (PDS) da International Finance Corporation (IFC), contando com uma linha de financiamento internacional.
Acrescentou que o estudo visa salvaguardar e manter o estilo de vida da população local, preservando o meio ambiente, na área de implementação, iniciativa que foi destacada pelo administrador municipal do Moxico, para quem o projecto proporcionará progressos para a região leste do país.
Para a execução da empreitada, o Presidente da República, João Lourenço, autorizou a quantia de 1.168.405.370,00 de dólares, de acordo com o Despacho Presidencial n.º 55/23 de 27 de Março.
A construção da linha consta do Plano Director Nacional do sector dos Transportes e Infra-Estruturas Rodoviárias (PDNSTIR) e atende, igualmente, ao Plano de Expansão da Rede Ferroviária Nacional, que tem permitido a implementação de um conjunto de medidas e políticas que visam melhorar o transporte ferroviário, o volume de mercadorias e o número de passageiros transportados.
Actualmente, o Caminho de Ferro de Benguela é a maior companhia ferroviária de Angola, atravessando o país desde a cidade costeira do Lobito, na província de Benguela, até ao Luau (Moxico), possuindo 67 estações e mil e 866 quilómetros de extensão de linha férrea. TC/YD