Luanda - Os peritos dos comités da auditoria, orçamento e finanças da Organização Africana de Produtores de Petróleo (APPO sigla em inglês) analisaram, esta sexta-feira, os relatórios da instituições, no quadro da preparação do VIII Congresso e Exposição do Petróleo Africano (CAPE).
Trata-se da primeira reunião técnica pré-congresso da APPO, que está a cruzar informaçoes com as do Secretariado Executivo desta organização.
Em declarações à ANGOP, o porta-voz do evento, Estevão Petro, disse que para sábado, 14, a agenda reserva a realização da primeira reunião sobre a estratégia de longo prazo da APPO, considerada de importante pelo facto de vir a decorrer num momento em que Angola preside a organização.
Para o dia seguinte, domingo, 15, decorrerá a reunião do Conselho Executivo da APPO, que vai preparar os documentos da sessão de ministros que terá lugar às 19horas do mesmo dia.
A referida reunião de ministros passará em revista o Memorando que será assinado com o Afreximbank, a instituição financeira Africana que vai financiar projectos de energia do continente berço.
"Será uma parceria de uma entidade financeira que vai suportar o financiamento de projectos de energia no continente africano, ou seja, uma instituição do continente africano para africanos", afirmou Estevão Pedro, sem avançar mais detalhes em torno desta parceria a ser estabelecida.
O referido Memorando será assinado durante a cerimónia de abertura do Congresso Africano sobre Petróleo e Gás, marcada para segunda-feira, 16.
A nível técnico, todos representantes dos países membros da APPO já estão em Angola, aguardando pela chegada dos ministros a partir desta sexta-feira, de acordo com a fonte.
O evento vai decorrer de 16 a 19 de Maio, e contará com uma conferência de alto nível estratégico, durante três dias, exposição comercial entre empresas (B2B), visitas técnicas e turísticas aos locais.
O Congresso e Exposição do Petróleo Africano (CAPE) é considerado o maior e mais influente evento de petróleo e gás em África, que visa proporcionar aos investidores a oportunidade de aprofundar informações e conhecimentos sobre a indústria do petróleo e gás Africana.
A APPO conta com 14 países membros designadamente, a Argélia, Angola, Benim, Camarões, Chade, Congo, República Democrática do Congo, Egipto, Guiné Equatorial, Gabão, Líbia, Níger[CC1] , Nigéria e África do Sul.