Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Pedidos para prospecção de minerais mantêm-se dinâmicos no país

     Economia              
  • Luanda • Quarta, 02 Agosto de 2023 | 14h40
Novas instalações do Ministério dos Recursos minerais, Petróleo e Gás
Novas instalações do Ministério dos Recursos minerais, Petróleo e Gás
Pedro Parente-Angop

Luanda - O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, afirmou, nesta quarta-feira, que se mantém dinâmico os pedidos de empresas nacionais e estrangeiras interessadas na prospecção e exploração de minerais em Angola.

O sector, de acordo com o titular, todos os dias recebe pedidos de prospecção para vários minerais.

 A título de exemplo, Diamantino Azevedo aponta a existência de 40 empresas interessadas na prospecção de ouro e outras tantas que procuram por cobre, diamantes, metais básicos, lítio, nióbio e terras raras.

“(…) Temos constantemente pedidos de prospecção. Todos os dias eu recebo e assino pedidos de prospecção”, afirmou Diamantino Azevedo, que falava à imprensa, à margem do encontro sobre a apresentação dos resultados do Plano Nacional de Geologia (PLANAGEO), que reuniu membros do Executivo e representantes do corpo diplomático acreditado em Angola.

Enquanto uns enviam pedidos de prospecção, outras tantas empresas já exploram “pedras preciosas” como diamantes, ouro, manganês, rochas ornamentais, entre outros minerais.

Para o ministro Diamantino Azevedo, é preciso ter muitas empresas a fazem prospecção, para no final se ter algum resultado, lembrando que nem toda prospecção resulta num projecto mineiro.

Diamantes fonte de divisas  

No conjunto dos mais variados minerais explorados, o sector diamantífero  continuam a contribuir na arrecadação de divisas ao país, com cerca de 3% de participação, uma percentagem que tende aumentar, segundo o  governante.

A seguir vem uma pequena percentagem dos mármores e granitos, segundo o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.

“Se consideramos que o cimento provem dos recursos minerais, como o  calcário, gesso, ferro e argilas, também tem-se a nossa contribuição”, referiu.

 Por outro lado, o Plano Nacional de Geologia (PLANAGEO) ainda em curso, teve início em 2013.

O  projecto visa melhorar o conhecimento geológico do país, e pôr este conhecimento ao serviço da sociedade e de todos os interessados no desenvolvimento dos recursos minerais de Angola.NE

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+