Dondo - O Programa de Acção para Promoção da Empregabilidade (PAPE) permitiu a criação de 190 micro- empresas, no município de Cambambe (Cuanza Norte), desde Março de 2021, altura em que começou a ser implementado.
As micro-empresas, que beneficiaram de kits profissionais, permitiram empregar 600 cidadãos nas áreas de carpintaria, serralharia, mecânica, alvenaria, electrónica e corte e costura, informou o director municipal do Instituto Nacional de Formação Profissional (INEFOP), João José.
As micro-empresas estão sedeadas na cidade do Dondo (sede do município) e nas aldeias de Ngolome e de Cassoala. Os gestores, a maioria jovem, participaram de acções de formação em artes e ofício, para o fomento do auto- emprego no meio rural.
A par da entrega dos kits, o programa contemplou igualmente a promoção de estágios profissionais remunerados a 82 jovens, entre técnicos médio e superior, nas empresas EKA e Satec, durante seis meses.
No quadro do PAPE, segundo João José, 11 munícipes receberam micro- créditos até 370 mil kwanzas, reembolsáveis num período de dois anos, visando estimular a actividade económica no município.