Uíge – Cento e cinquenta jovens na província do Uíge concluiram hoje (sexta-feira) um ciclo de formação profissional gratuita em distintas áreas, no âmbito do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE).
O curso ministrado pelo Instituto Nacional de Formação Profissional (INEFOP), durante 30 dias, capacitou profissionalmente os beneficiados, nas áreas de Reparação de Geradores, Montagem de Antena Parabólica, Cabeleireiro, Bar e Mesa.
Trata-se de jovens dos municípios do Uíge, Negage, Songo e Sanza-Pombo. A próxima formação, agendada para este mês, vai privilegiar outros 150 munícipes do Bungo, Puri, Maquela do Zombo, Negage e Uíge.
No acto de encerramento, o director dos Serviços provinciais do INEFOP no Uíge, Joaquim Pecamena, esclareceu que a iniciativa visa potenciar a mão-de-obra em curto espaço de tempo e aumentar o auto-emprego por meio destes profissionais.
“Não mediremos esforços para fazer chegar o PAPE em todas as localidades da província, permitindo assim a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos”, disse.
Por sua vez, o director-geral do INEFOP, Manuel Mbangui, disse que 2.088 jovens foram já capacitados nas várias áreas do “Programa Avanço”, em dez provínciais do país, no âmbito do reforço do sistema nacional de formação profissional, inserido no PAPE.
O director dos Recursos Humanos do Governo da Província do Uíge, Baptista Pindi, que presidiu o encerramento, defendeu a necessidade de se agregar os cursos profissionais no âmbito do Programa de Combate à Fome e à Pobreza, obrigando, para tal, um contacto permanente entre o INEFOP e às Administrações Municipais.
Na província do Uíge o PAPE foi lançado em Setembro de 2020, no município de Alto Cauale, tendo registado 547 inscrições.