Huambo - O Plano de Apoio aos Operadores de Transportes e Mercadorias do Comércio Rural (PAOTMCR) responde aos desafios da diversificação da economia nacional, enquanto estratégia principal do governo angolano para o desenvolvimento do país.
Aprovado pelo Decreto Presidencial a 19/21 de 20 de Janeiro, o PAOTMCR é um plano que orienta a aquisição e distribuição de 500 carrinhas de apoio ao escoamento da produção nacional, no quadro da implementação do Programa Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural (PIDCR), alinhado com o Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022.
A afirmação é do secretário de Estado para o Comércio, Amadeu Nunes, que falava hoje, segunda-feira, no acto de entrega de dez carrinhas a igual número de operadores da província do Huambo, beneficiados na primeira fase do projecto.
De acordo com o responsável, este plano, que surge como uma solução aos desafios de dinamização do escoamento da produção agrícola, vai permitir o aumento das opções de oportunidades da indústria nacional, para substituir as importações e diversificar as exportações.
Conforme Amadeu Nunes, cumpre, assim, para o necessário alargamento da base tributária não petrolífera para o país, enquanto objectivo principal do programa do governo angolano de diversificação da economia nacional, em prol da promoção do desenvolvimento de Angola.
Amadeu Nunes apontou ainda como valências a criação de vários postos de emprego directo, para além de aumentar a oferta de produtos agropecuários à mesa dos angolanos.
Dirigindo-se aos presentes no acto, explicou ainda que a implementação do PAOTMCR enquadra-se na estratégia de promoção do potencial agropecuário do país, que exige do sector da indústria e do comércio, o rápido acompanhamento do ascendente da produção nacional, através da implementação de projectos que possam servir de sustentabilidade.
Neste contexto, Amadeu Nunes assegurou que o Ministério da Indústria e Comércio vai continuar a desenvolver acções no sentido de fortalecer o sector agropecuário, ao anunciar, para a breve, a implementação de armazéns rurais, em algumas províncias, que serão consideradas pilotos na concretização do projecto.
Explicou as infra-estruturas contarão com uma componente de conservação e processamento dos diversos produtos do campo, além da aquisição de mil motorizadas de três rodas para o transporte de cargas diversas em zonas de difícil acesso, contribuindo assim na criação de mais de dois mil empregos directos à juventude.
Estas políticas vão contribuir nos efeitos multiplicadores na criação de emprego para os jovens, mulheres, aumentando a produção nacional, seu escoamento e consequentemente a renda das famílias rurais, acescentou.
Na província do Huambo, PAOTMCR, financiado pelo Banco de Desenvolvimento de Angola, no quadro da implementação do Programa Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural (PIDCR), prevê contemplar 33 operadores, que poderão reembolsar, no prazo de quatro anos, o valor das viaturas, num total de nove milhões e 600 mil de kwanzas, cada.