Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Operadores de transporte de mercadorias do campo beneficiam de carrinhas

     Economia              
  • Huambo • Segunda, 04 Abril de 2022 | 20h50

Huambo – Dez operadores de transporte de mercadorias do campo da província do Huambo receberam hoje, segunda-feira, carrinhas cedidas pelo governo angolano, no quadro do programa que visa a viabilização do escoamento da produção agrícola.

A primeira fase da entrega dos referidos meios, inseridos no Plano de Apoio aos Operadores de Transportes e Mercadorias do Comércio Rural (PAOTMCR), foi orientado, nesta cidade, pelo secretário de Estado do Comércio, Amadeu Nunes.

O grupo de operadores, entre cooperativas agrícolas, empresas de comércio e de prestação de serviços, foram contemplados com oito carrinhas de carga sacral e duas  de  frio.

Na província do Huambo, o PAOTMCR, financiado pelo Banco de Desenvolvimento de Angola,  no quadro da implementação do Programa Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural (PIDCR), prevê contemplar 33 operadores.

Os mesmos irão reembolsar, no prazo de quatro anos, ao Estado angolano, o valor das viaturas, num total de nove  milhões e  600 mil de kwanzas, cada.

O vice-governador para o sector Político, Social e Económico do Huambo,  Francisco Jamba Kata, destacou a importância do projecto, referindo que representa uma solução para  os constrangimentos que limitavam os camponeses no escoamento da  produção do campo e tornar, cada vez mais, sustentável a sua actividade. 

"Pensamos que, tendo em conta os objectivos do projecto, vai,  essencialmente,  facilitar a vida dos camponeses que no passado viam os seus produtos a se estragar nos campos por falta de meios de escoamento", disse.

Deste modo, continuou, estão criadas as condições para que a província do Huambo continue a aumentar os níveis de produção agrícola, para poder, num curto espaço de tempo, fornecer alimentos com qualidade e quantidade a todos os angolanos e não só.

Ainda na sua opinião, o envolvimento dos transportes de mercadorias na zona rural, para além de criar um impacto muito grande e directo na vida dos agricultores, servirá também, de forma efectiva, de elo entre os produtores e os diferentes centros de distribuição, transformação e consumo na região.

“Acreditamos que, com a entrega destes meios adicionados aos esforços do governo local, criam-se as balizas para que a economia da província  continue a testemunhar progressos para o bem-estar dos cidadãos da região”, referiu.

Por conta disso,  fez saber que o governo da província do Huambo vai redobrar os esforços na melhoria das vias de acesso, para que os meios postos à disposição possam ser úteis por mais tempo.

Francisco Jamba apelou aos beneficiados maior responsabilidade no uso dos meios, bem como no cumprimento dos prazos definidos para o pagamento das prestações,  de forma a permitir que o projecto se  refletir, de forma positiva, na vida dos camponeses e que tenha um efeito multiplicador para se contemplar um maior número de operadores de transportes de mercadorias da província do Huambo.

O Plano de Apoio aos Operadores de Transportes e Mercadorias do Comércio Rural, aprovado pelo Decreto Presidencial a 19/21 de 20 de Janeiro, orienta a aquisição e a distribuição de 500 carrinhas de apoio ao escoamento da produção nacional, no quadro da implementação do Programa Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural (PIDCR), alinhado com o Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022.





Notícias de Interesse

PGF repatria mais de 600 imigrantes ilegais

 Segunda, 03 Fevereiro de 2025 | 13h54

Bengo vacina contra cólera

 Segunda, 03 Fevereiro de 2025 | 13h47

TC lança Constituição da República em braille

 Segunda, 03 Fevereiro de 2025 | 13h26

Luanda e o contexto político-social a 4 de Fevereiro de 1961

 Segunda, 03 Fevereiro de 2025 | 13h13

Mais de 900 mil pessoas vacinadas contra a cólera

 Segunda, 03 Fevereiro de 2025 | 13h11

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+