Ramiros - A bastonária da Ordem dos Contabilistas e Peritos Contabilistas de Angola (OCPCA), Cristina Silvestre, enalteceu este sábado, em Luanda, a importância da contabilidade para o desenvolvimento sustentável das empresas.
A responsável, que falava na abertura da Conferência Nacional de Jovens Contabilistas, deu nota positiva ao papel da contabilidade, auditoria e fiscalização para assegurar a sustentabilidade, desenvolvimento e à modelagem de vários negógios, que é um processo de definição de regras para as etapas de um negócio.
De acordo com Cristina Silvestre, sem contabilidade e auditoria não há desenvolvimento e apontou a importância da prestação de contas como um factor importante. Reconheceu haver avanços nesse domínio, "embora exista ainda um longo caminho a percorrer".
Defendeu igualmente a necessidade da integração dos diferentes sectores da contabilidade, para criação de soluções inovadoras e sustentáveis ao contexto actual.
Por sua vez, Willian Buta, responsável pela organização do evento, sublinhou que a conferência teve como objectivo reunir jovens recém formados no ramo e reflectir o futuro da contabilidade em Angola.
Informou que, a partir de 2026, serão implementadas normas internacionais de contabilidade. O país conta com cerca de quatro mil contabilistas, cuja cifra abre boas perspectivas para o futuro em função dos desafios do país.
No certame, que contou com a participação de cerca de trê mil contabilistas, foram debatidos temas como a importância de integrar os diversos sectores da contabilidade, a prestação de contas, fiscalidade e o que se espera para o próximo e linguagem financeira do mundo.
A conferência, que decorreu no Centro de Convenções de Belas, em Luanda, sob organização da Academia de Contas e parceiros, ficou marcada pelo lançamento da plataforma virttual de e-learning, que oferece cursos, materiais de estudo e interação entre estudantes e professores.
Compete a Ordem dos Contabilistas e dos Peritos Contabilistas de Angola representar e defender os interesses profissionais dos seus membros e a dignidade e prestígio da função, bem como superintender em todos os aspectos relacionados com o exercício da profissão. JJD/AKA/DC