Obras do troço Mbanza Kongo/Cuimba retomam em 2025

     Economia              
  • Zaire • Sexta, 19 Julho de 2024 | 11h22
Estrada Mbanza Kongo/Kuimba na província do Zaire
Estrada Mbanza Kongo/Kuimba na província do Zaire
Emerson Hossi-ANGOP

Mbanza Kongo - As obras de reabilitação dos 62 quilómetros da estrada que liga Mbanza Kongo ao município do Cuimba, província do Zaire, serão retomadas em 2025, com a inclusão desse projecto no próximo Orçamento Geral do Estado (OGE).

O anúncio foi feito quinta-feira, na cidade do Soyo, pelo ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, em declarações à imprensa, no âmbito da sua visita de trabalho de três dias ao Zaire.

Carlos Alberto dos Santos referiu que o pelouro que dirige está a ponderar, numa primeira fase, fazer um tratamento superficial simples ou dupla, nesta via, que deverá evoluir para um revestimento asfáltico, em fases posteriores.

Explicou que essa é a solução economicamente viável encontrada por agora, face à exiguidade de recursos financeiros para se avançar em definitivo para a sua reabilitação e pavimentação.

Refira-se que, o projecto da estrada Mbanza Kongo/Cuimba foi reagendado sucessivas vezes, desde 2008, passando por muitas empreiteiras que, ainda assim, nunca concluíram os trabalhos por alegadas dificuldades financeiras.

O ministro anunciou, igualmente, que a terra batida é a solução económica a ser aplicada para a estrada Mbanza Kongo/Madimba/Uíge, numa extensão de 75 quilómetros.

Fez saber que será uma estrada de terra batida com maior revestimento para permitir a ligação por terra entre as duas províncias vizinhas.

Para o feito, está a ser feita hoje, sexta-feira, em Mbanza Kongo, uma apresentação pública da solução do projecto da via Mbanza Kongo/Lukunga, passando pela sede comunal de Madimba.

A visita do ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação teve início quinta-feira, no município do Nzeto, onde constatou as obras da construção da ponte na zona dos mangais.

Hoje, o ministro desloca-se ao município fronteiriço do Nóqui, onde vai radiografar o estado actual das obras de asfaltagem da Estrada Nacional 120, que liga Mbanza Kongo/Nóqui, numa extensão de 165 quilómetros.

Antes, Carlos Alberto dos Santos assistiu ao acto de apresentação das obras da segunda fase das infra-estruturas integradas para Mbanza Kongo, bem como visitou o andamento dos trabalhos da Nova Urbanização desta cidade Património Mundial, composta por 212 apartamentos e o espaço para a construção da futura centralidade.

A visita do ministro termina sábado, devendo antes deslocar-se ao município do Cuimba e à estrada de acesso à comuna montanhosa da Serra de Kanda. PMV/JL

 

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+