Luanda – O novo Aeroporto de Mbanza Congo, capital da província do Zaire, começa a ser construído, em breve, na comuna do Nkiende II, na sequência do concurso público lançado em 2019, à luz do Decreto presidencial nº 139/19 de Julho, informou hoje a Sociedade Gestora de Aeroportos (SGA).
A empreitada, adjudicada à Sinohydro Corporation Limitada – Surcusal Angola, contempla infra-estruturas modernas, serviços e equipamentos de alto nível, traduzindo-se numa unidade aeroportuária com capacidade de receber 600 passageiros, a partir dos terminais de embarque e desembarque.
De acordo com o presidente da Comissão Executiva (PCE) da SGA, Nataniel Domingos, o novo aeroporto terá características internacionais, com um parqueamento para duas aeronaves do tipo Boeing 737, bem como para dois aviões ligeiros, em simultâneo.
Em entrevista à ANGOP, o responsável explicou que a obra está orçada em Kz 89. 914 192 121,6, num financiamento do banco espanhol “Bilbao Vizcaya Argentaria S.A”, com o qual o Executivo assinou, em Julho do corrente ano, o acordo afim.
Na prática o Banco Bilbao Vizcaya Argentaria S.A, de Espanha, deverá disponibilizar 150.7 milhões de dólares, o equivalente a oitenta e nove mil milhões, novecentos e catorze milhões, cento e noventa e dois mil, cento e vinte e um kwanzas, e seis centavos.
“A adjudicação da obra é resultado do concurso público lançado em 2019, autorizado por Decreto presidencial nº 139/19 de Julho, para a construção, fornecimento, instalação de equipamento e apetrechamento”, sublinhou o interlocutor, afirmando que os trabalhos deverão iniciar a qualquer momento.
O novo aeroporto de Mbanza Kongo, estará localizado a 20 quilómetros do actual aeródromo, e a 30 do centro histórico de Mbanza Congo, sendo que a sua implantação resulta de uma exigência da UNESCO por ocasião da elevação desta cidade a Património Cultural da Humanidade, em 2017.