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Obras de acesso ao novo aeroporto terminam em Outubro

     Economia              
  • Luanda • Sábado, 17 Junho de 2023 | 16h40
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Pista do novo aeroporto de Luanda " António Agostinho Neto"
Pista do novo aeroporto de Luanda " António Agostinho Neto"
Domingos Cardoso - ANGOP
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Ministro das obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos
Ministro das obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos
Joaquina Bento-ANGOP

Luanda – As obras de acesso ao Novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL) Dr. António Agostinho Neto cumprem os prazos determinados e terminam em Outubro próximo, garantiu este sábado o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos.

De acordo com o governante, os serviços de intervenção no pavimento, no sistema de drenagem, na iluminação pública e na construção de baias dos principais acessos do NAIL estão na fase de conclusão.

Disse que ao longo da Estrada Nacional 230 (EN-230) foram construídas várias baias para evitar que os automobilistas parem no eixo principal da via, facto que reduzirá as eventuais situações de trânsito lento, que se verifica actualmente.

Igualmente na EN-230 e na Avenida Fidel de Castro, os trabalhos de melhorias no pavimento, no sistema de drenagem e na iluminação pública estão na recta final, segundo o ministro.

De igual modo, o dirigente que falava à imprensa, à margem da visita do Presidente João Lourenço ao novo aeroporto de Luanda, disse que a nível da EN-100 e da Avenida Kimakienda, as intervenções de melhoramento do tráfego decorrem sem sobressaltos, e dentro dos marcos.

Igualmente na Estrada Nacional 230, no acesso ao novo aeroporto, existem obras como o viaduto que terão os trabalhos terminados até Outubro deste ano, enquanto na Avenida Fidel de Castro está a ser reparado o pavimento, o sistema de drenagem e a iluminação pública.

Na Avenida Kimakienda estão a ser feitas as mesmas intervenções para melhorar o tráfego, bem como na estrada nacional 100, que são as medidas a curto prazo.

A médio prazo, o Governo pretende fazer um acesso directo a partir da Avenida Pedro de Castro Van-duném Loy, passando pelo Kimbango, atravessando a zona da Suave, saindo na estrada nacional 230, com ligação a Fidel de Castro.

“Estes trabalhos vão efectivamente melhorar os acessos para o novo Aeroporto Internacional de Luanda, quer seja por via rodoviária, como ferroviária”, asseverou o responsável.

Neste sentido, o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação avançou que, em 2024, serão construídas duas vias alternativas de acessos (entrada e saída) do distrito do Zango.

Paralelamente a esta iniciativa, o troço da centralidade Zango 8 mil vai se estender e ligar a EN-230 e cruzar com a via expressa.

Carlos dos Santos avançou igualmente que as pedonais de Luanda merecerão intervenções, nos próximos tempos.  

Por sua vez, o ministro dos Transporte, Ricardo D´Abreu, referiu que a construção e os acessos ao novo aeroporto estarão concluídos por altura na sua inauguração.

Sobre a certificação, Ricardo D ´Abreu disse que o processo percorre os seus trâmites normais, passando pelas diferentes etapas para a sua conclusão, não existindo razões de preocupação.

O ministro afirmou que, numa primeira fase, o aeroporto vai receber uma certificação provisória, acto normal e, posteriormente, a fase definitiva, sendo que este procedimento não cria qualquer limitação operacional, pois constituem acções inerentes ao processo de certificação aeroportuário.

“O Executivo angolano vai colocar à disposição dos passageiros uma infraestrutura de nível mundial, moderna, tecnologicamente avançada, com um processo de digitalização do sistema da aviação civil a nível de todos os serviços, quer para os profissionais, como para a ajuda à navegação e a aeronáutica”, salientou. 

Segundo o Ricardo D´Abreu, existem outras iniciativas em curso, como o processo de transferência de empreitada para a operação, onde a equipa afim já está recepcionar os meios funcionais do aeroporto para a fase operacional.

O Novo Aeroporto Internacional de Luanda possui duas pistas duplas e está dimensionado para receber, entre outras, aeronaves do tipo B747 e A380, actualmente o maior avião comercial.

A pista sul, a maior do aeroporto, tem quatro mil metros por 60 de largura, e recebeu, em Junho de 2022, o primeiro voo experimental de uma aeronave do tipo Boeing 777 da companhia de bandeira nacional TAAG.

O projecto do aeroporto contempla a construção de uma cidade aeroportuária que cobrirá uma área de 75 quilómetros quadrados.  OPF/SC

 



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