Ondjiva - O governador da província da Huíla, Nuno Mahapi, afirmou, este sábado, em Ondjiva, Cunene, que o efectivo bovino existente na região sul do país, constitui base sólida para diversificação da economia e do desenvolvimento socioeconómico do país.
Falando à Imprensa, à margem da realização do Leilão de Gado na província do Cunene, precisou que a região sul é detentora do maior activo pecuário, que se traduz numa das grandes riquezas da população.
Nuno Mahapi realçou que o leilão de gado constitui um estímulo para todos aqueles que se dedicam à criação de gado, assim como da aposta para alavancar este activo precioso.
É preciso aproveitar todas as oportunidades que a feira oferece, não só para a realização de negócios, mas também para a promoção do sector privado, rumo à satisfação das necessidades da população.
Disse que o evento decorre num momento de interesse da diversificação da economia nacional, onde os criadores devem continuar a dar resultados para tornar a região sul mais forte e desenvolvida.
Por este facto, apontou a importância da cooperativa do sul de Angola a dar o seu máximo na melhoria da qualidade das espécies.
Já o governador da região de Oshana, República da Namíbia, Walter Ndeshia, enalteceu a parceria e irmandade entre os povos da região e de Angola, assim como a parceria de negócio.
Walter Ndeshia realçou que o leilão constitui um momento de troca de aprendizado e de cooperação entre os criadores namibianos e angolanos, que puderam adquirir alguns animais.
O governante namibiano enalteceu igualmente o progresso que a província do Cunene, tem vindo a registar ao longo dos 53 anos, sublinhando a construção de infra-estruturas como o hospital geral que vai assegurar um dos aspectos fundamentais da salvaguarda da vida humana.
O leilão de gado constitui uma das principais atracções da Expo-Cunene, que se realiza no âmbito das festividades da fundação da província do Cunene, assinalado no passado dia 10 de Julho. FI/LHE/VIC