Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Novo presidente da Câmara de Comércio defende mais incentivos do Governo

     Economia              
  • Bié • Sexta, 11 Fevereiro de 2022 | 18h35
Zonas rurais carecem de infra-estruturas (Foto ilustração)
Zonas rurais carecem de infra-estruturas (Foto ilustração)
Morais Silva

Cuito - O novo presidente da Câmara de Comércio, Agro-pecuária e Indústria do Bié (CCAIB), Gil Januário Chindai, defendeu hoje, na cidade do Cuito, mais apoios do Governo de modo que o sector privado seja o maior empregador na província.

Dados do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) indicam que o Bié, centro de Angola, conta com mais de 20 mil funcionários públicos, contra pouco menos de 10 mil do sector privado, nos ramos do comércio, indústria, prestação de serviços, hotelaria e turismo, agricultura, transportes, energia e águas. 

Gil Januário Chindai reconheceu o contributo que o Governo tem dado nesta classe, mas ainda assim solicitou a necessidade de reforçar o apoio para permitir que o sector privado garanta com sustentabilidade mais empregos e renda às famílias.

A ajuda cinge-se nos benefícios fiscais, de advocacia ao crédito, apoios ao agro-negocio, energia, recuperação de estradas, água entre outros.

Segundo ele, o objectivos é reverter o actual cenário, em que o Estado continua a ser o maior empregador no país.

Entretanto, afirmou que, durante o seu mandato de quatro anos, irá apostar na capacitação dos associados, expansão da câmara no interior e no exterior do país, assim como colobarar com o Governo na atracção de mais investidores nacionais e estrangeiros, visando facilitar a maximização de empregos no mais breve espaço de tempo. 

Por sua vez, o governador desta província, Pereira Alfredo, que enalteceu o papel que a CCAIB tem estado a fazer nesta região, sublinhou que o Executivo tem vindo a dar mais apoios aos empresários locais, com o surgimento da pandemia da Covid-19 e não, principalmente, do PRODESI, Programa de Apoio ao Crédito (PAC), FACRA, entre outros. 

Pereira Alfredo apontou ainda o contributo que a actividade empresarial tem sabido aproveitar na materialização do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), em que 68 programas já estão concluídos, dos mais de 200 projectos diversos em execução.

Asseverou, de igual modo, que a província do Bié está aberta ao investimento, apelando, por isso, ao novo responsável desta câmara a levar bem alto o nome da província junto do empresariado nacional e estrangeiros, bem como a criar uma classe forte e eficaz, que esteja a altura dos novos desafios virados à empregabilidade, produtividade e desenvolvimento socioeconómico. 

Gil Januário Chindai, eleito com 46 votos a favor, seis contra e um nulo,  substituiu o empresário Gonçalves Cassoma, que ficou no cargo desde 2006.

Actualmente a instituição conta com 135 membros.

Durante esses anos todos, a Câmara esteve focada no estreitamento da parceria com o Estado e outras entidades, fomento das micro, pequenas, médias e grandes empresas, participação em fóruns nacionais e estrangeiros, capacitação dos membros, entre outros objectivos. 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+