Moçâmedes - Um grupo técnico do Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA) procedeu na quarta-feira estudos técnicos para a concretização da construção da estrada que liga os municípios de Moçâmedes/ Virei, obra paralisada há mais cinco anos.
O grupo técnico, coordenado pela vice-governadora provincial para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Ema da Silva, e o enginheiro Fernando Manuel, do INEA, deslocaram-se à Estrada Nacional 290, para constatar “in loco” o estado técnico da via Moçâmedes/ Virei.
Na visita do troço de 110 quilómetros, foi possível constatar o estado actual da via, os pontos de drenagem de águas pluviais e as áreas para a construção de pontes para o melhoramento da ligação rodoviária entre os municípios.
A delegação do INEA, proveniente de Luanda, vai elaborar o relatório técnico que será submetido ao Ministério das Obras Públicas Urbanismo e Habitação ainda este primeiro semestre, segundo a vice-governadora.
A construção da estrada Moçâmedes/Virei, consta do Programa de Desenvolvimento Provincial, elaborado pelo Governo Provincial do Namibe como uma das acções prioritárias.
Ema da Silva, em declarações à ANGOP, disse que com a construção deste troço vai possibilitar a livre circulação de pessoas e bens e assim catapultar o desenvolvimento económico desta localidade, fundamentalmente para área pecuária e das rochas ornamentais.
O município do Virei dista a 134 quilómetros a leste da província do Namibe e possui 124 mil habitantes, na maioria criadores de animais e pequenos camponeses. FA/AC