Moçâmedes - O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) estará disponível a todos empresários e particulares da província do Namibe, interessados em aderir aos pacotes financeiros destinados ao fomento da produção interna, afirmou hoje o presidente do Conselho de Administração da instituição, Luzayadio Simba.
Em declarações à ANGOP, após uma audiência concedida pelo governador do Namibe, Archer Mangueira, o gestor do FGC disse que, durante a conversa, solicitou apoio do governo local para mobilizar a classe empresarial, no sentido de tirar proveito dos protocolos que o Fundo tem estado a celebrar com os bancos e outras instituições.
Esses acordos estabelecidos com bancos e outras instituições, segundo o responsável, visam reduzir a burocracia e as exigências com a documentação.
Luzayadio Simba informou que constituem prioridades para financiamento projectos ligados à agricultura, pesca, pecuária, indústria transformadora e logística.
“Há a necessidade de se apostar na produção nacional, sobretudo nas culturas que ainda importamos. O nosso apelo ao empresariado local é que fundo está disponível, pois foi feita a capitalização que é de 50 mil milhões e não só, temos também disponível 120 mil milhões de kwanzas para apoiar o sector produtivo”, precisou.
Avançou que no dia 26 do mês em curso, o Fundo de Garantia de Crédito vai promover um encontro com o empresariado local para apresentar o Plano de Aceleração das Garantias de Crédito e auscultar os empresários.
“Quem tiver um projecto viável, seja empresa ou particular, poderá habilitar-se ao apoio do Fundo, o nosso compromisso é apoiar as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) para que tenham acesso a condições favoráveis de financiamento diante da Banca.VR/FA/PPA