Tômbwa- Treze holofotes e respectivos geradores pertencentes a alguns armadores de pesca no município do Tômbwa, província do Namibe, foram apreendidos, hoje, por facilitar a captura ilegal de peixe miúdo.
Os meios foram apreendidos durante uma operação efectuada pelos membros da direcção da agricultura, Pecuária, pesca e administração municipal, no intuito de desencorajar esta prática que tem colocado em risco as espécies em via de crescimento.
Este acto tem como consequência a paralisação de algumas empresas de captura e transformação de pescado.
Em declarações à imprensa, o administrador municipal do Tômbua, Alexandre Nyuka, considerou positiva a medida, visando uma pesca sustentável.
Em 2020, o município capturou nove mil toneladas de pescado, contra as 16 mil do ano anterior.
A partir desta sexta-feira entram em vigor na província do Namibe as medidas de regularização do comércio de pescado, uma prática que tem sido desenvolvida sem nenhum controlo.
A regulação surge devido ao desajuste geral que se verifica na cadeia de comercialização de pescado na região, o que contribui no empobrecimento do pescador, em particular, e da província do geral, em consequência da informalização que se regista no sector pesqueiro.