Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Moradores do Zango 1A exigem melhorias no fornecimento de energia

     Economia              
  • Luanda • Sexta, 01 Julho de 2022 | 10h48
Posto de transformação de energia eléctrica (arquivo)
Posto de transformação de energia eléctrica (arquivo)
Aurélio Janeiro

Luanda - Os moradores do Zango 1A, município de Viana, em Luanda, estão a exigir melhorias no fornecimento de energia eléctrica que regista constantes cortes há já algum tempo.

Segundo um responsável da Empresa de Distribuição de Energia (ENDE), que não aceitou gravar entrevista à ANGOP, a distribuição de enérgia eléctrica é feita de forma alternada no Zango 1A, devido à uma subcarga no posto de transformação.

Para a moradora Paula de Carvalho, estes cortes acontecem há já um tempo e as informações prestadas pelo posto de cobrança é de que a situação está a ser resolvida na direção-geral Geral da ENDE.

O munícipe Domingos Simão disse que a situação tem criado muitos transtornos, principalmente à noite, com os assaltantes a fazarem das suas, roubando telemóveis e acessórios nas viaturas estacionadas.

João Bumba explica que “as restrições são feitas por quarteirões, dois dias com energia e dois dias sem o referido serviço”.

Antônio Katengo, membro da Comissão de Moradores, informou que tem tratado a questão com a ENDE, já que o problema leva algum tempo e sem solução.

“ A comissão já disponibilizou um espaço para a instalação de um novo posto de transformação para o Zango 1A, espera apenas da decissão da ENDE”, asseverou.

Projeções populacionais de 2018, elaborados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), dão conta que o município de Viana tem uma população de 1 838 291 habitantes, numa área territorial de 1 344 km².

 Deste número de habitantes, 600 mil residem no Zango 0, 1, 2, 3, 4 e 5.



Tags


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+