Saurimo – O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, trabalha desde esta segunda-feira, em Saurimo (Lunda Sul), com objectivo de se inteirar do andamento das obras do futuro Pólo Diamantífero e da empresa Catoca.
O governante foi recebido pelo governador da Lunda sul, Daniel Neto, com quem trocou impressões sobre o desenvolvimento dos vários sectores da vida socioeconómica e política da região.
Diamantino Azevedo, antes das visitas, de um dia, ao Pólo Diamantífero e Catoca, procedeu a entrega de seis viaturas destinadas aos administradores comunais, Hospital Geral da Lunda Sul e a Maternidade Provincial, com vista a facilitar a locomoção dos técnicos na execução cabal dos seus trabalhos.
As viaturas foram adquiridas pela empresa Sociedade Mineira de Catoca, no quadro da sua acção social.
De lembrar que o Pólo de Desenvolvimento Diamantífero da Lunda Sul, que tem a sua conclusão prevista ainda este ano, terá o estatuto de uma zona franca, com o objectivo de criar mais incentivos e promover investimento directo estrangeiro e nacional e gerar emprego.
A criação do pólo vai permitir ao país desenvolver a Bolsa de Diamantes, mas também aumentar a produção da "pedra preciosa", reduzir o garimpo e elevar a capacidade de lapidação, que deverá atingir os 20% do total da produção diamantífera em Angola.
O projecto, com um investimento de 77 milhões de dólares, na primeira fase vai contar com quatro fábricas de lapidação de diamantes, a que se vão juntar as quatro já existentes no país.
O pólo conta com uma central híbrida e está com 80% de execução física.