Luanda - O ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, destacou, esta segunda-feira, em Luanda, a diversificação da cooperação económica entre Angola e os Estados Unidos, no âmbito do investimento privado americano.
Falando aos jornalistas no quadro do encontro de quinta-feira, na Casa Branca, entre os Presidentes João Lourenço e Joe Biden, o ministro sublinhou que a cooperação tem estado a ser cada vez mais aprofundada.
Mário Caetano João reforçou que os dois países estão a diversificar a cooperação, principalmente a sair do sector extractivo, particularmente na produção petrolífera.
“Estamos a ir para outros domínios como a logística. Os Estados Unidos estão interessados em investir com plataformas logísticas, centros logísticos, ao longo do Corredor do Lobito”.
Destacou que estão a diversificar em direcção ao sector energético, não energias fósseis, mas em energias renováveis. “Sabemos que temos também um financiamento substancial no Biópio, onde foi montada uma central foto voltaica”.
Angola e os Estados Unidos assinaram, em 2010, um acordo de parceria estratégica e cooperam em vários domínios, com realce para o comércio, as finanças, a energia, indústria transformadora, segurança, saúde e justiça.
Angola é o terceiro maior parceiro comercial dos EUA na África Subsaariana, devido, sobretudo, à exportação de petróleo.
Os dois países cooperam em vários domínios, com realce para o comércio, finanças, energia, indústria transformadora, segurança, saúde e justiça.
As trocas comerciais entre os dois países atingiram, até Novembro de 2019, cerca de 1,4 mil milhões de dólares. HEM/VM