Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ministro de Estado aborda exploração sustentável de minerais estratégicos

     Economia              
  • Luanda • Terça, 21 Janeiro de 2025 | 12h22
Participação do Ministro de Estado no workshop sobre Investimento em Cadeias de Valores de Minerais Críticos
Participação do Ministro de Estado no workshop sobre Investimento em Cadeias de Valores de Minerais Críticos
DR

Luanda - O ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, abordou esta terça-feira, em Davos (Suíça), a importância da exploração sustentável e inclusiva de recursos minerais estratégicos para a mobilização de meios necessários à edificação de infra-estruturas de apoio ao desenvolvimento económico.

O governante angolano fez essa abordagem durante uma sessão interactiva "reservada" com decisores políticos, investidores e gestores empresariais no workshop sobre “Investimento em Cadeias de Valor de Minerais Críticos”, que se debruçou igualmente sobre a importância de parcerias público-privadas, no quadro da 55ª Reunião Anual do Fórum Económico Mundial, iniciado esta segunda-feira na Confederação Suíça.

A sessão da manhã de hoje juntou partes interessadas da iniciativa “Garantir Minerais para a Transição Energética”, envolvendo líderes de toda a cadeia de valor dos minerais críticos, bem como sectores financeiros, de investimento e industriais, para fortalecer a cooperação global.

Os intervenientes analisaram as necessidades de investimento e explorar oportunidades de redução de risco na cadeia de valor desse tipo de minerais, incluindo parcerias público-privadas, modelos de negócios colaborativos ao longo da cadeia, com o objectivo de garantir minerais críticos para a transição energética.

Durante o workshop, foram apresentados casos de sucesso de parcerias público-privadas, a fim de mobilizar financiamento para soluções habilitadoras e inovadoras nesses minerais estratégicos.

Para os especialistas, apesar dos avanços no aumento do fornecimento de alguns minerais e metais críticos, ainda se prevê uma lacuna entre oferta e procura até 2030, ameaçando a estabilidade das cadeias de abastecimento de recursos e exigindo uma maior colaboração e investimento estratégico ao longo da cadeia de valor para superar estes desafios.

Ainda nesta terça-feira, José de Lima Massano, que representa o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, tomará parte da plenária de intervenções especiais, cujo orador será o Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.

Para quarta-feira esta prevista a sua participação no Fórum dos Amigos da Zona de Comércio Livre Continental Africana (AFCFTA), a decorrer sob o tema “Transformar o Comércio Digital num Catalisador do Crescimento em África”, com o objectivo de impulsionar a implementação da AFCFTA, através de parcerias público-privadas.

Sob o tema “Colaboração para a Era Inteligente”, o Fórum Económico de Davos visa impulsionar soluções voltadas para o futuro e enfrentar os desafios globais mais urgentes através da cooperação público-privada.

O evento reúne cerca de três mil participantes, entre chefes de Estado e de Governo, líderes empresariais e de organizações internacionais, representantes da sociedade civil,  académicos e do sector cultural.

Na segunda-feira, o governante angolano manteve encontros bilaterais com CEO’s de várias empresas, com destaque para a Trafigura, Citigroup, De Beers, Standard Chartered Bank e Menzies Aviation, entre outras.

Integram a delegação, a embaixadora extraordinária e plenipotenciária de Angola na Confederação Suíça, Filomena Delgado, o director-geral da Unidade de Gestão da Dívida, Dorivaldo Teixeira, entre outros membros da missão diplomática naquele país europeu. VC

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+