Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Luena carece de Kz 616 milhões para electrificacão das “zonas cinzentas”

     Economia              
  • Moxico • Sexta, 26 Julho de 2024 | 14h37
Subestação de energia do Luena, na província do Moxico
Subestação de energia do Luena, na província do Moxico
Laite Tito (ANGOP)

Luena - Cerca de 616 milhões de kwanzas é o valor mínimo que a cidade do Luena, capital da província do Moxico, necessita para aquisição de 88 Postos de Transformação (PT), com vista à electrificação dos bairros periféricos da urbe, apurou esta sexta-feira a ANGOP.

Actualmente centenas de famílias de distintos bairros periféricos do Luena encontram-se privadas de corrente eléctrica devido à falta de Postos de Transformação, componente que permitiu a expansão da rede eléctrica .

Segundo fontes do sector consultadas pela ANGOP, o preço de um Posto de Transformação de 250 kVA ronda os sete milhões de Kwanzas.

Em declarações esta sexta-feira à imprensa, o director do Gabinete Provincial de Infra-estruturas e sector técnico, Honório Sacuparica, que falava no acto de entrega de dois novos PT's, adquiridos pelo Governo, à empresa de Distribuição de Electricidade (ENDE), reconheceu que ainda há muitos desafios, com vista à electrificação das zonas cinzentas.

Disse que o Governo já adquiriu, nos últimos tempos, quatro dos 92 PT´s, conforme a necessidade da cidade, sublinhando que actos contínuos poderão ocorrer nos próximos tempos, com a melhoria das condições financeiras.

“Precisamos de 88 PT´s de várias capacidades, que variam entre 200, 250 e 600 KVA”, disse o responsável na cerimónia simbólica de entre dos equipamentos, cujo acto foi testemunhado pelo Governador, Ernesto Muangala.

Já o chefe de Departamento da área comercial da ENDE no Moxico, António Joaquim, disse que os novos meios poderão beneficiar cerca de seis mil consumidores dos bairros Km5 e 11 de Novembro, arredores do Luena, que há muito encontram-se privados da rede eléctrica.

Conforme o responsável, a instalação dos PT´s nos referidos bairros poderá ocorrer nos próximos três meses, tendo por outro lado, afirmado que a cidade do Luena possui ainda várias zonas sem rede eléctrica, com destaque para o 4 de Fevereiro, Alto-Campo, 4 de Abril e Sambuatama.

Dados apontam que mais de 22 mil clientes são controlados pela ENDE, na província do Moxico.

A cidade do Luena possui uma potência instalada de 53 MW, provenientes do Parque de Energia Fotovoltaico, com uma potência de 26, 906 MW, barragem hidroeléctrica de Tchihumbwe-Dala (12,4 MW), central térmica Hyundai (4,4 MW) e a  WARTSILA com 10 MW disponíveis. TC/YD





Notícias de Interesse

Angola e Qatar reforçam cooperação empresarial  

 Segunda, 03 Fevereiro de 2025 | 11h34

Indivíduo com problemas psiquiátrico morre em poço

 Segunda, 03 Fevereiro de 2025 | 11h27

Bié regista aumento de mortes por raiva 

 Segunda, 03 Fevereiro de 2025 | 11h17

Uíge acolhe acto central do 4 de Fevereiro

 Segunda, 03 Fevereiro de 2025 | 10h52

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+