Saurimo - O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, afirmou, segunda-feira que a Mina do Luaxe, na província da Lunda Sul, vai aumentar os níveis de produção de diamantes.
O responsável, que falava no final da visita efectuada ao Luaxe e outras dependências da mina, sem avançar datas, referiu que irá garantir um crescimento económico para o desenvolvimento do país, bem como melhorar a qualidade de vida da população, com maior incidência àquelas circunvizinhas do projecto.
A previsão aponta para uma meta de produção de cerca de 628 milhões de quilates até 2032.
Sublinhou que a actividade mineira tem pressuposto próprio, que tem a ver com várias fases, com destaque a de reconhecimento, prospecção, pesquisa, desenvolvimento.
Diamantino de Azevedo explicou que a mina vai contribuir ainda na melhoria das condições de vida das famílias, com a construção de residências, postos de saúde, escolas e espaços de lazer, assim como projectos agrícolas, no âmbito do combate à fome e à pobreza.
Apelou ao envolvimento das autoridades tradicionais e do Governo da Província, de modo a trabalhar para encontrar soluções que sirvam os interesses das comunidades.
Dados disponíveis dão conta que, entre 2012 a Maio de 2023, a mina investiu em estudos, construção de infra-estruturas e outras áreas importantes mais de 555,4 milhões de dólares.
A mina do Luaxe, igualmente designado Luele, empregou, entre Janeiro a Março do ano corrente, 897 pessoas, sendo 327 locais e 100 expatriados.
O ministro foi acompando por técnicos sénior do seu ministério, pelo governador da Lunda Sul, Daniel Neto e distintos membros do Governo.Em/JW/VM