Cuito - Mais de seis mil novos postos de trabalho foram criados em 2024 na província do Bié, com o licenciamento de mais de mil empresas, informou esta quarta-feira, no Cuito, o director do Gabinete de Desenvolvimento Económico Integrado desta região, Figueiredo Numbi.
Em declarações à imprensa local, Figueiredo Numbi sublinhou que as empresas são, sobretudo, dos ramos do comércio, prestação de serviço, agro-negócio, entre outros, localizadas nos municípios do Cuito, Andulo, Cuemba, Chinguar, Cunhinga, Catabola, Camacupa, Nhârea e Chitembo.
Sem apresentar dados comparativos, o responsável realçou apenas que o número de licenciamento foi superior a 2023, fruto da emissão de alvarás em todas as municipalidades acima referenciadas, o que não acontecia anteriormente, já que o documento era emitido somente no Cuito, Andulo e Camacupa.
Figueiredo Numbi acrescentou que, antes da criação destas empresas, as autoridades governamentais locais promoveram acções de capacitação, através do Instituto Nacional de Formação Profissional (INEFOP).
Avançou que, para 2025, o Governo tem como meta, através do Gabinete de Desenvolvimento Económico Integrado, estimular a criação de novas empresas nos outros 10 novos municípios, com vista a maximizar mais postos de emprego. JEC/PLB