Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

João Lourenço visita feira de produtos agrícolas em Menongue

     Economia              
  • Cuando Cubango • Sexta, 11 Março de 2022 | 12h25
Presidente da República, João Lourenço, durante a visita à feira de produtos agrícolas do Cuando Cubango
Presidente da República, João Lourenço, durante a visita à feira de produtos agrícolas do Cuando Cubango
Armando Morais-ANGOP

Menongue - O Presidente da República, João Lourenço, visitou hoje, na província do Cuando Cubango, a feira de produtos agrícolas, onde estão expostas potencialidades económicas da região.

No evento, que se realiza no largo Dr. Agostinho Neto, o Presidente ouviu explicações nas tendas dos nove municípios da província, bem como de empresas ligadas a produtos artesanais, exploração de madeira, ferro, produção de mobílias e artefactos.

O expositor Evaristo Vitorino, representante do município de Menongue, informou haver condições criadas para o incremento da produção de hortícolas, principalmente pimento, tomate e beringelas.

Referiu ainda que na presente campanha agrícola foram preparados mais de 40 hectares no município de Menongue, com uma previsão de colheita de mais de 50 toneladas, com o envolvimento de mais de 23 famílias camponesas.

Dentre os produtos expostos na feira, destaca-se o milho, massambala, arroz, mandioca, batata, cana-de-açúcar, alho, cebola, feijão, tomate, peixe do centro de Larvicultura e Engorda do Missombo, além de recursos minerais e florestais como o ferro e a madeira e a produção de gado bovino e suíno.

Ainda a propósito das potencialidades da província, o agricultor Garcia João Rampa, da administração do Rivungo, destacou o milho, a pimenta, a massambala, o massango, repolho, cebola, o mangongo e a macacata (unha do diabo), como os principais produtos representativos da sua região.

Já o agricultor do município de Mavinga, Ambrósio Manuel, apontou o alho, como um dos principais produtos da região, seguindo-se o gengibre, o pepino, a mandioca, melancia, o óleo e a manteiga de mangongo, que é uma composição derivada da árvore de Mussive, maior relíquia florestal do Cuando Cubango.

Na presente campanha agrícola, foram preparados mais de 40 hectares no município de Menongue, com uma previsão de colheita de mais de 50 toneladas, com o envolvimento de mais de 23 famílias camponesas.

Cuito Cuanavale realçou, nessa exposição, a cebola e o arroz, seus pontos  mais fortes, a nível da produção agrícola.

No cômputo geral, estima-se, para a campanha 2021/2022, uma produção de mais de 200 mil toneladas de produtos agrícolas, com destaque para o milho, feijão-frade, massango, massambala e hortícolas.

Trata-se de uma produção que envolve perto de 90 mil famílias que desbravaram mais de 192 mil hectares.

No quadro da referida campanha, o governo disponibilizou 104,5 toneladas de sementes, 250 unidades de instrumentos diversos, 71 unidades de equipamentos diversos e 42,5 toneladas de fertilizantes, para uma produção manual (50%), tracção animal (45%) e mecanizada (5%).





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+