INSS/Moxico recupera Kz 17 milhões em cobranças coercivas

     Economia              
  • Moxico • Quarta, 24 Julho de 2024 | 16h07
Logotipo do INSS Instituto Nacional de Segurança Social
Logotipo do INSS Instituto Nacional de Segurança Social
Luísa Henriques-ANGOP

Luena – Dezassete milhões, 833 mil foram recuperados pelo Instituto de Segurança Social (INSS) no Moxico, durante o I semestre do corrente ano, no âmbito do programa de cobrança coerciva em curso no país aplicadas à empresas públicas e privadas.

Este valor representa apenas quatro por cento, dos 385 milhões 354 mil 702 kwanzas da dívida das 622 empresas públicas e privadas catalogadas  pelo INSS.

Segundo o chefe dos serviços provinciais do INSS no Moxico, Jacob Capaia, que falava à ANGOP, 83 destas empresas já concluíram o pagamento das dívidas e sete outras solicitaram acordo para o pagamento em prestações.

O responsável reiterou que a cobrança coerciva   serve para salvaguardar os direitos dos trabalhadores, por via da efectivação das contribuições, conforme estabelece a lei, processo que iniciou com um período de sensibilização, cujas empresas implicadas já tiveram oportunidade de beneficiar de isenção de juros e multas.

Jacob Capaia referiu que na base de dados da instituição estão controladas duas mil 259 empresas contribuintes e três mil 549 pensionistas de reforma e sobrevivência

 A província do Moxico, disse, controla 44 mil 204 funcionários, destes 946 foram inscritos nos últimos seis meses, fruto das campanhas de sensibilização, marcadas por seminários e palestras com as entidades empregadoras.

O programa de cobrança coerciva foi lançado em Maio de 2023 pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTESS), numa altura em que mais de 39 mil empresas não cumpriram com as suas obrigações com o INSS, em todo país. MT/TC/YD



Tags


Notícias de Interesse

Huambo - cidade que acolhe, encanta e inspira

 Sábado, 21 Setembro de 2024 | 10h03

Angola vence Andorra no Mundial de hóquei em patins  

 Sábado, 21 Setembro de 2024 | 09h37

Resenha Africana da Semana

 Sábado, 21 Setembro de 2024 | 08h37

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+