Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

INE forma 106 agentes de campo para última fase do RAPP

     Economia              
  • Huambo • Quinta, 08 Julho de 2021 | 15h54

Huambo - Cento e seis agentes de campo, entre recenseadores e supervisores das províncias do Bié, Benguela, Cuando Cubango, Cunene, Huambo, Huíla, Lunda Norte e Moxico, terminaram hoje o ciclo de formação sobre recolha de dados.

A acção formativa, ministrada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no âmbito da implementação da terceira e última fase do Recenseamento Agro-pecuário e Pescas (RAPP), em curso no país desde 2019, visou reforçar as competências sobre a recolha de dados das explorações empresariais.

A propósito, o director do INE na província do Huambo, Rubén Gomes, referiu que os sete dias de formação serviram para elevar as competências dos agentes de campo para a garantia da recolha de dados com qualidade, de modo a contribuir na formulação e monitoria de estratégias de desenvolvimento dos sectores da agricultura e pescas.

Neste contexto, disse, pretende-se a criação de uma base de dados para amostra em casos de realização de estudos ou inquéritos por amostragem, de forma a contribuir na melhoria da produção de um sistema integrado de estatísticas agro-pecuárias e pescas em Angola.

Para o alcance dos objectivos desejados, conforme o responsável, a mesma foi realizada na vertente teórica e prática, a fim de orientar os técnicos sobre a implementação da recolha de dados no terreno.

Por sua vez, o representante da FAO em Angola, Domingos Diogo, reafirmou o compromisso da organização em colaborar com o Governo Angolano na busca de estratégias para a melhoria do sector agro-pecuário do país, visando o combate  da pobreza, da má nutrição e a dinamização das acções de  diversificação da economia nacional.

Para a 3ª fase do RAPP, que visa a recolha de dados de explorações empresariais, que inicia duas semanas depois da realização da acção formativa, prevê-se contemplar 500 estabelecimentos da província do Huambo.

Para a sua execução, num horizonte temporal de um mês, estão envolvidos 14 técnicos, entre supervisores e recenseadores, distribuídos em quatro equipas.

Durante as duas primeiras fases, que consistiram na recolha de dados de explorações familiares, foram inquiridos, a nível dos 11 municípios da província do Huambo, cinco mil e 736 agregados, dos quais mil e 743 viram as suas terras medidas.

Lançado em 2019, o RAPP, que decorre sob o lema “Apostemos na Agricultura e Pesca Familiar para a Auto-suficiência Alimentar”, é um instrumento que visa uma melhor planificação e desenvolvimento das actividades ligadas à agro-pecuária e pescas do país.

Com uma extensão territorial de 35 mil e 771 quilómetros quadrados, a província do Huambo, conhecida no passado como “Rainha do Milho", é habitada por dois milhões, 519 mil 309 habitantes, distribuídos em 11 municípios, que se dedicam fundamentalmente à agricultura, pecuária e pesca.

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+