Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Retomada circulação rodoviária Saurimo/Lucapa

     Economia              
  • Lunda Sul • Sábado, 11 Novembro de 2023 | 21h35
Ponte sobre o rio Muangueje aberta aos automoblistas
Ponte sobre o rio Muangueje aberta aos automoblistas
Quintas Benjamim

Saurimo – A circulação rodoviária na Estrada Nacional (EN) 180, no troço Saurimo/Lucapa, condicionada há mais de cinco anos, foi restabelecida este sábado (11), com a conclusão e inauguração da ponte sobre o rio Muangueji.

A conclusão dessa ponte, com 138 metros de comprimento e 11 de largura, vem melhorar a mobilidade dos automobilistas e peões, bem como a ligação rápida com a vizinha província da Lunda Norte, através da EN 180.

O acto inaugural da respectiva infra-estrutura coube ao ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, tendo marcado o acto central das comemorações dos 48 anos da Independência Nacional, que se assinala hoje.

Na ocasião, o governador da Lunda Sul, Daniel Neto, ressaltou que a conclusão da ponte representa a resolução de mais um problema que constituía um dos grandes obstáculos para os automobilistas deste troço, principalmente no tempo chuvoso.

“Hoje começa uma nova mobilidade de pessoas e bens, que naturalmente vai proporcionar mais crescimento entre as duas províncias (Lunda Sul e Lunda Norte), assim como interligar com a EN 230, que também encontra-se em obra”, afirmou.

A empreitada foi orçada em nove milhões e 348 mil dólares norte-americanos.

A par da ponte sobre o rio Muangueji, o dia de hoje também foi marcado pela inauguração do Comando Provincial de Viação e Trânsito, que, doravante, permitirá emitir cartas de condução, livretes e títulos de propriedade de viaturas, a nível da província da Lunda Sul, num investimento de 362 milhões e 200 mil kwanzas.

Segundo o governador provincial, esse comando constitui uma mais-valia para a província, permitindo aliviar os cidadãos que tinham de procurar os serviços em outras localidades do país.

Ainda hoje inaugurou-se também o novo edifício do Gabinete Provincial da Educação e da Direcção Provincial dos Registos e Modernização Administrativa, que custaram aos cofres do Estado 212 milhões 460 mil e 665 kwanzas, e Kz 155 milhões 367 mil, respectivamente.

Quanto aos 48 anos de Independência Nacional, Daniel Neto disse que a província da Lunda Sul deu passos significativos, com a criação de melhores condições de vida aos cidadãos e a entrada em funcionamento de várias infra-estruturas socioeconómicas.

O acto comemorativo do Dia da “Dipanda”, na Lunda Sul, foi presenciado pelos ministros da Administração do Território, da Defesa Nacional, da Cultura e Turismo, Juventude e Desportos, Recursos Minerais, Petróleo e Gás, bem como do Ensino Superior, Ciências, Tecnologia e Inovação.

Entre outras individualidades, estiveram igualmente o secretário de Estado do Interior, representantes de partidos políticos com assento parlamentar, autoridades eclesiásticas e tradicionais, assim como efectivos da segurança e defesa nacional. QB/JW/QCB

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+