Luena – A primeira fase da Centralidade do Luena (Moxico), com 425 habitações, baptizada por “Heróis de Cangamba”, foi, esta quinta-feira, inaugurada pelo ministro das Obras Públicas e Ordenamento do Território, Manuel Tavares de Almeida.
O projecto habitacional é composto por 50 moradias de um piso, 119 duplex (dois pisos) e 256 apartamentos, com 100 metros quadrados cada, e vai "acomodar" mais de dois mil 900 famílias.
Conta ainda com 48 lojas, uma escola primária de 12 salas de aula, um posto de saúde e um centro infantil.
Localizada no bairro Social da Juventude, a oeste da cidade do Luena, o projecto atribuiu, por via de um sorteio, 129 habitações aos funcionários públicos.
O sorteio atribuiu ainda 85 moradias para jovens, 63 para as empresas públicas e privadas, 43 reservas públicas, 21 aos antigos combatentes e veteranos da pátria e igual número para pessoas com deficiência.
A Centralidade do Luena, que após término terá três mil apartamentos, vai ser suportada por um reservatório de água que vai abastecer as mais de duas mil pessoas, com capacidade de armazenar 740 metros cúbicos.
A primeira fase das obras iniciou em 2010, tendo sido paralisada três anos após o início (2014), com apenas 40 por cento de execução física por falta de verbas.
Volvidos seis anos desde a sua paralisação, as obras retomaram em Março do ano passado (2021), quando o país começou a registar melhorias no capítulo financeiro e concluído um ano depois (2022).