Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

II Fórum de Negócios aborda desafios da integração em África

     Economia              
  • Huambo • Sexta, 31 Março de 2023 | 15h01
Empresários no Huambo esclarecidos sobre A II edicao do Fórum de Negócios e Conectividade
Empresários no Huambo esclarecidos sobre A II edicao do Fórum de Negócios e Conectividade
Valentino Yequenha-ANGOP

Huambo - A II edição do Fórum Internacional de Negócios e Conectividade, prevista para Junho próximo, vai abordar os desafios da integração económica em África, no quadro da implementação da Zona Livre de Comércio continental Africana.

O evento, a realizar-se na província de Benguela, é uma iniciativa do Grupo Media Nova, no quadro das duas responsabilidades sociais, com o objectivo de ajudar o Governo angolano a encontrar os melhores resultados quanto aos objectivos traçados para a sua integração na zona económica continental.

O facto foi anunciado hoje, sexta-feira, nesta cidade, pelo coordenador para a Imprensa do Grupo Media Nova, Dani Costa, durante o encontro que visou esclarecer a classe empresarial local, sobre o evento.

“Depois de termos analisado, na primeira edição, realizada em Novembro último, na província de Cabinda, os aspectos sobre o agronegócio, pretendemos, na próxima, avaliar os desafios da integração económica em África, particularmente a questão da Zona do Livre Comércio Continental Africana, cujos documentos orientadores estão em fase final da sua aprovação”, referiu.

A iniciativa, disse, visa promover um espaço de reflexão sobre o contexto actual da integração económica no continente e analisar as estratégias para permitir que as ideias de negócios intra-africanos possam gerar facilidades, no âmbito da projectada Zona do Livre Comércio Continental Africana.

Para o efeito, fez saber que o evento, a decorrer sob o lema: “Conversar entre parcerias distantes para aproximar negócios”, irá, para além de empresários  nacionais, contar com a participação dos homens de negócios da África do Sul, Ghana, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Quénia, República Democrática do Congo e Tanzânia.

Deste modo, continuou, pretende-se garantir maior aproximação entre os empresários do continente, abrir perspectivas de negócios e firmar parcerias.

Ao longo do fórum, informou que serão abordados vários temas, com destaque para “O corredor do Lobito e as suas oportunidades de negócios para o país e o continente”, “A economia azul e o turismo”, “As estratégias de atraccão de investimento” e “A banca e seguros”.

Na ocasião, Dani Costa considerou de proveitoso o encontro mantido com os empresários da província, a julgar pelas valiosas contribuições apresentadas e que poderão ajudar, de forma significativa, na realização exitosa do fórum.

Para além do Huambo, referiu que encontros de géneros já foram realizados nas províncias de Benguela, Bié, Cabinda, Huíla e Namibe, onde se registou bastante interesse dos empresários em participar no evento.

Por sua vez, o vice-governador para o Sector Político, Social e Económico do Huambo, Angelino Edmundo Elavoco, enalteceu a iniciativa da realização do fórum, a julgar pelos objectivos preconizados em analisar possíveis soluções para a  efectivação do projecto da implementação da Zona de Livre de Comércio Continental Africana. 

Por isso, apelou aos empresários da província para participarem no evento, bem como ao associativismo da classe, de modo a garantir maior organização e unidade para responder aos desafios que se impõem.

Noutra parte da sua intervenção, manifestou a disponibilidade do Governo do Huambo em contribuir para o desenvolvimento do sector empresarial na região, tendo, igualmente, manifestado o desejo da província de acolher a próxima edição do fórum de negócios e conectividade.

Para além dos empresários nacionais, com realce para os de Cabinda, a I edição contou também com a participação de norte-americanos. VKY/AC





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+