Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

IGT no Cuando Cubango regista mais de mil infracções laborais

     Economia              
  • Cuando Cubango • Quinta, 14 Dezembro de 2023 | 18h09
Logotipo da Inspecção Geral do Trabalho - IGT
Logotipo da Inspecção Geral do Trabalho - IGT
Divulgação

Menongue - Mil e 184 infecções laborais foram registadas de Janeiro à presente data pela Inspecção Geral de Trabalho no Cuando Cubango, contra 731 de 2022.

A informação foi prestada hoje, quinta-feira, à ANGOP, pelo chefe de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho da IGT no Cuando Cubango, Augusto Liula, quando procedia ao balanço laboral 2023.

Das infracções, explicou o responsável, o sector do comércio teve 888, prestação de serviços 130 , a indústria 21, saúde 32, educação 38, hotelaria e turismo 18, transporte 19, construção 38 e energia e águas, com 19 transgressões.

Entre as infracções detectadas, o aspecto da não inscrição dos trabalhadores na Segurança Social foi o que mais se verificou, seguido da não elaboração e fixação do mapa dos horários de trabalho e do auto de vistoria.

Como resultado das infracções, foram aplicadas 15 multas, que resultaram na arrecadação, para os Cofres do Estado, de cinco milhões 676 mil 506 kwanzas.

No período em referência, a IGT recepcionou 42 pedidos de mediação de conflitos entre empresas e trabalhadores (menos 23), destes 15 foram resolvidos, 11 enviados ao tribunal, devido à complexidade do processo, bem como igual número de processos sem desfecho, por desistência dos ofendidos.

Segundo Augusto Liula, este ano a IGT registou quatro acidentes de trabalho (menos dois em relação ao ano anterior), todos do tipo leve, bem como realizou 187 visitas (menos 169), sendo 172 sociais (menos 158) e 15 técnicas (menos 11).

Apontou como principais objectivos das inspecções a melhoria das condições de trabalho, com enfoque na saúde, segurança e higiene laboral, prevenindo as doenças e os acidentes de trabalho.

O chefe de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho da IGT no Cuando Cubango traçou como desafios, para o próximo ano, reforçar as acções de inspecção, aumentar as campanhas de sensibilização, para a divulgação da Lei Geral do Trabalho, e outros aspectos inerentes para um ambiente saudável entre empregadores e trabalhadores.

Os serviços provinciais da Inspecção Geral de Trabalho empregam 16 efectivos, dos quais 10 são inspectores e seis funcionários administrativos. LMZ/ALK/FF 

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+