IFC pretende reforçar presença em Angola

     Economia              
  • Luanda • Domingo, 16 Outubro de 2022 | 06h17

Washington DC (Do Enviado Especial) - O International Finance Corporation (IFC), demonstrou no Sábado, em Washington DC(EUA) que planeia o reforço da sua presença em Angola.

A intenção foi manifestada pelo seu vice- presidente para África, Sérgio Pimenta,depois de um encontro com a delegação angolana que participa nas reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial (BM), encabeçada pela ministra das Finanças, Vera Daves. 

O encontro foi exclusivamente reservado ao sector privado.   

"Nós já temos uma carteira de investimentos em Angola, já fizemos várias operações e estamos com planos de aumentar fortemente a nossa presença”, referiu o responsável desta organização internacional.

O vice-presindente para África disse ainda que, após ao encontro entre a comitiva angolana e o director geral do IFC, Makhtar Diop, a instituição vai apoiar muitas acções de desenvolvimento de Angola, com destaque no sector da agricultura.

Angola,acrescentou, tem grande potencial e, nesta altura, em que há uma necessidade de aumentar a produção agrícola no mundo, "está numa posição de força e que devemos todos apoiar".

Os projectos do sector privado, com enfoque nos sectores das infra-estruturas e outros que propiciem a criação de empregos, não estarão de fora do pacote de apoios do IFC.

 Os planos, ora anunciados, surgem na sequência do realinhamento das prioridades contidas no novo Plano Nacional de Desenvolvimento (PDN) 2023-2027, que coloca o sector privado como “chave” da diversificação da economia angolana.

À convite da ministra das Finanças, o Director Geral do IFC visitará Angola já no próximo ano, para que possa de perto se inteirar dos desafios e oportunidades de Angola para fazer do sector privado o pilar estratégico do desenvolvimento económico.     

 Participaram da reunião, entre outras individualidades, o ministro da Economia e Planeamento, Mário João, o governador do Banco Nacional de Angola(BNA), José de Lima Massano, e o director Regional do Grupo Banco Mundial para Angola, Albert Zefack.



Tags


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+